quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

«Voando Sobre a Vida», um livro-testemunho inspirador de um doente oncológico que é médico

Voando Sobre a Vida é um impressionante e inspirador testemunho de um doente oncológico que também é médico. Estas são as confissões de Miguel Mota Carmo, um prestigiado professor cardiologista português, também professor universitário de medicina, que partilha sem rodeios a quebra da sua invencibilidade e dá por si estendido na realidade nua e crua que aflige diariamente milhares de portugueses.

«Nós, médicos, somos invencíveis. Formamos uma classe que se tem como superior e acima de tudo e, por vezes, de todos. Mas a realidade é bem diferente. A minha experiência “do outro lado” foi impressionante em termos de sofrimento, mas também de relações humanas. Uma viragem na perspetiva que tinha do mundo, das relações pessoais e profissionais. Um reacreditar de que existe algo superior que nos ajuda nos momentos de desespero. Uma abertura a terapêuticas não clássicas passando pelas mais sobrenaturais. Uma sedimentação forte das relações familiares e com alguns amigos.»

Excerto do Prefácio do Padre Vítor Melícias:
«Não é muito frequente um médico escrever sobre a sua própria doença. Muito menos vivendo-a por dentro, sofrendo-a intensamente passo a passo e, finalmente, vencendo-a em circunstâncias heroicas. É emocionante. (...)
Neste impressionante testemunho de vida vivida nas suas expressões mais violentas, o Doutor Mota Carmo (...) ensina-nos, nessa cátedra e cartilha que é a experiência pessoal, a ressituar a hierarquia dos valores e o sentido mais profundo e positivo da própria vida.»

Outro livro que pode interessar: Sendino Está a Morrer

Sem comentários: