quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

«O Lado Negro da Mente» é um livro de uma reconhecida psicóloga forense britânica e chega em Fevereiro a Portugal

Kerry Daynes é psicóloga forense com mais de vinte anos de experiência. É consultora do governo britânico para casos de alto risco, cujo trabalho levou-a das celas de prisões de alta segurança a salas de interrogatório da Polícia, às alas de hospitais psiquiátricos e ao banco de testemunhas do tribunal, na qualidade de perita, contribuindo para solucionar casos abandonados, trazer os culpados à justiça e até prevenir ataques violentos. Foi vítima de um stalker, uma experiência que a fez ter uma nova perspectiva sobre os procedimentos policiais, o sistema prisional e as marcas psicológicas que ficam nas vítimas de crimes violentos. 
«Toda a minha carreira se baseia no trabalho que desenvolvo com indivíduos que cometeram crimes graves e no apoio que presto às vítimas na sua tentativa de superar o trauma. Vítima ou criminoso, lido com seres humanos nos seus momentos de maior desespero», refere a autora de O Lado Negro da Mente, livro com tradução portuguesa elaborada por Rute Mota e que a Bertrand Editora publica a 7 de Fevereiro.
Sinopse
Bem-vindo ao quotidiano de uma psicóloga forense. Não há dois dias iguais. Não há pacientes previsíveis. O trabalho é muitas vezes perigoso e quase sempre inquietante.
Kerry Daynes trabalha de perto com alguns dos criminosos mais violentos e desafiantes das prisões e hospitais psiquiátricos do Reino Unido - e também com as vítimas dos seus crimes. O seu dia é passado olhos nos olhos com o lado negro da mente humana, a tentar entender as ações brutais de homens e mulheres que foram condenados pelo sistema judicial e a ajudá-los a encetar o caminho para se tornarem cidadãos respeitadores da lei.
Mas olhar para o abismo todos os dias tem os seus custos, e o testemunho lúcido e rico de Daynes mostra-nos os perigos pessoais e profissionais que ela incorre e as experiências e pessoas que mais a influenciaram como psicóloga forense. O Lado Negro da Mente é uma viagem inesquecível às causas do comportamento humano mais extremo e a um conjunto de sistemas mal adaptados para lidar com ele.

Elogios da imprensa internacional
«Fascinante e assustador. O Lado Negro da Mente é um vislumbre arrepiante do mundo de criminosos, monstros e pessoas marginalizadas e incompreendidas.»
Prof. Dame Sue Black

«Daynes partilha revelações fascinantes sobre as motivações dos criminosos e sobre como podem ser tratados. Este livro é divertido, sábio e totalmente absorvente.»
Jake Kerridge, escritor e crítico literário

«Kerry Daynes explora a mente dos psicopatas neste fascinante livro de memórias.»
Katya Edwards, Daily Mail

Sem comentários: