sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Seis sugestões bem diferentes de romances para ler este Verão

Jodi Picoult, Katherine St. John, Juan Gómez-Jurado, Helene Flood e Camryn Garret. Estes são os autores de seis romances que estão quase a ser publicados, e que vão proporcionar, com certeza, excelentes momentos de leitura.

Há muito esgotado nas livrarias, a Bertrand Editora disponibiliza novamente Tudo Por Amor, de Jodi Picoult, uma história intensa que interroga: até onde será capaz de ir uma mãe para proteger aqueles que mais ama?
Quando a justiça parece impossível.
No seu dia a dia, Nina Frost, delegada do Ministério Público, acusa pedófilos e trabalha com determinação para garantir que o sistema legal, apesar de muitas lacunas, mantém esses criminosos atrás das grades. Quando Nina e o marido descobrem que o seu filho de cinco anos foi abusado sexualmente, ficam despedaçados e sentem-se desamparados face a um sistema de justiça que Nina julgava conhecer muito bem.
De um momento para o outro, as suas convicções desabam, o desejo de justiça pelas próprias mãos vem à superfície e as consequências são imprevisíveis.

Katherine St. John vive em Los Angeles e estreou-se na literatura com The Lion's Den, titulo que a Quinta Essência denominou Férias de Sonho. A 25 Agosto este romance chega às livrarias.
O que acontece na Riviera…
Belle Carter, empregada de mesa e aspirante a atriz, é convidada pela amiga Summer para passar férias. E não são umas férias banais. Trata-se de uma viagem ao Mediterrâneo a bordo do iate do seu namorado, o multimilionário John Lyons. Belle gosta de se sentir imune ao apelo do dinheiro e do luxo, mas ao pensar no seu emprego desolador (e frequentemente humilhante) e na carreira estagnada (e ainda mais humilhante), o convite torna-se impossível de recusar.
…fica na Riviera.
No entanto, algo sinistro começa a revelar-se logo desde o início. Os sinais de aviso acumulam-se: Belle e as outras convidadas são trancadas nos quartos à noite, têm de entregar os passaportes e têm acesso limitado à internet.
Rapidamente, Belle começa a ver Summer pelo que ela é: uma oportunista cruel, capaz de tudo para ter o que quer. À medida que a situação se descontrola, Belle percebe que terá de manter a presença de espírito - e o seu grande segredo - se quiser sair viva das suas férias de sonho…

A Planeta, também a 25 deste mês, traz aos leitores portugueses o segundo livro - a ser publicado no nosso país - do escritor e jornalista espanhol Juan Gómez-Jurado. A Rainha Vermelha transformou-se num grande fenómeno de vendas, com mais de 450 000 exemplares vendidos em Espanha e consagrou-o como um dos expoentes máximos do género a nível internacional.
Antonia Scott não é polícia, nem criminologista. É uma mulher com uma inteligência fora do comum que trabalha na sombra e que já resolveu crimes difíceis. Mas, após um acidente com o marido do qual se sente responsável, decide que não o tornará a fazer.
Jon Gutiérrez é um polícia que cometeu um erro que ameaça acabar com a sua carreira. Tem como missão, convencer Antonia a sair da reclusão para resolver um crime misterioso.
Um fenómeno literário, com mais de 450 mil exemplares vendidos em Espanha, traduzido em 40 países.

A romper o mês de Setembro, a Dom Quixote publicará «um dos melhores thrillers do ano», segundo o jornal norueguês Stavanger Aftenblad. O Olhar que Me Persegue foi o primeiro romance psicológico que Helene Flood escreveu - posteriormente lançou outros dois, todos com protagonistas femininas, e tendo por cenário a cidade de Oslo.
Quem é afinal, Sara, a jovem psicóloga cujo marido desapareceu? Será que as suas competências em interpretar emoções a irão ajudar a resolver o mistério do seu desaparecimento?
O Olhar Que Me Persegue combina um ambiente francamente contemporâneo e realista com um suspense assustador e uma visão perturbadora sobre as nossas mais recônditas facetas, tanto na vida familiar como nos relacionamentos.
Numa abordagem totalmente diferente da dos seus congéneres nórdicos, mas igualmente brilhante, a jovem autora demonstra grande talento para gerir tanto o enredo como a qualidade da escrita.

Meninas Sem Nome, que as Edições ASA publicam a 1 de Setembro, é um romance inspirado em factos reais. Serena Burdick é uma autora americana que nesta obra dá vida a uma Nova Iorque no início do século XX, uma cidade prodigiosa em que as sufragistas marchavam nas ruas, os trabalhadores lutavam por melhores condições - mas a rebeldia das mais jovens era punida com a prisão na House of Mercy.
Effie e Luella Tildon são duas irmãs privilegiadas e pouco habituadas à dureza das ruas de Nova Iorque. Mas perto da mansão da família, ergue-se a sombria House of Mercy, o lar austero onde as raparigas rebeldes da cidade são internadas. As irmãs crescem sem nunca se esquecerem de que nada - nem mesmo uma fortuna como a delas - lhes dará a liberdade de quebrarem as regras.
Effie nasceu no dia 1 de janeiro de 1900 com um coração imperfeito, um problema que deveria ter-lhe custado a vida na infância. No entanto, aos 13 anos, é uma menina cheia de imaginação e força de vontade, surpreendendo todos com o seu coração que teima em bater. A irmã mais velha, Luella, é bailarina como a mãe e sonha com uma vida diferente e menos convencional.
Quando as irmãs descobrem um segredo chocante sobre o pai, a ânsia de liberdade de Luella intensifica-se e a jovem torna-se cada vez mais ousada. Mas a sua rebeldia tem consequências e um dia ela desaparece misteriosamente. Destroçada, Effie traça um plano para resgatar a irmã, que acredita ter sido enviada para a House of Mercy por ordem do pai. Uma vez lá dentro, o que descobre deixa-a desesperada. Agora, fugir é impossível, e Effie necessitará de toda a sua força e coragem para sobreviver, pondo o coração e a esperança à prova.

Com a chancela Chá das Cinco, em meados do próximo mês, chega a Portugal o primeiro romance da jovem escritora americana Camryn Garret, sobre uma menina nascida com HIV. Os direitos de Positivo já foram vendidos para países como Inglaterra, Itália, Suécia, França e Brasil.
Simone está a começar do zero numa nova escola e desta vez as coisas serão diferentes. Está a fazer bons amigos e a escrever uma peça para Miles, o rapaz que a faz derreter sempre que o vê. A coisa que menos deseja é que se saiba que ela é seropositiva, porque da última vez... Bem, da última vez as coisas ficaram feias.
Manter a sua carga viral sob controlo é fácil, mas preservar o segredo do seu diagnóstico não é tão simples. À medida que Simone e Miles começam a avançar na sua relação – com beijos tímidos a evoluir para algo mais –, ela sente uma inquietação que é mais do que borboletas na barriga. Ela sabe que tem de lhe contar que é seropositiva, mas está apavorada com a forma como ele poderá reagir. Até que encontra um bilhete anónimo no seu cacifo: Sei que tens VIH. Tens até ao Dia de Ação de Graças para deixar o Miles. Ou toda a gente vai ficar a saber.
O primeiro instinto de Simone é proteger o seu segredo a todo o custo, mas quando vai descobrindo os medos e preconceitos na sua comunidade, começa a perguntar-se se a única forma de os superar não será enfrentando os inimigos de cabeça erguida...

1 comentário:

R.O disse...

Boa noite, sou um jovem autor de Portugal, tenho cinco livros na Amazon, google play livros, kobo e mybestseller, alguns em inglês outros em Português, versão impressa e ebook.
Temas de espiritualidade e auto-ajuda.
Aceita sugestão de livros para divulgar no blog?

Atenciosamente
Sílvio Guerrinha