terça-feira, 3 de novembro de 2020

Grande lançamento do Círculo de Leitores: «História Global de Portugal»


O Círculo de Leitores acaba de publicar uma obra pioneira da historiografia portuguesa: História Global de Portugal, dirigida pelos historiadores José Pedro Paiva e José Eduardo Franco e pelo físico e historiador da ciência Carlos Fiolhais.

O livro começa em 240 000 a.C., na Pré-História, e termina com os mais recentes movimentos migratórios dos portugueses no tempo da troika. Estando dividida em grandes períodos, os respetivos capítulos foram coordenados por historiadores bem conhecidos como João Luís Cardoso (Pré-História), Carlos Fabião (Antiguidade), Bernardo Vasconcelos e Sousa (Idade Média), Cátia Antunes (Época Moderna) e António Costa Pinto (Época Contemporânea).
Esta é uma obra coletiva, para a qual contribuíram com mais de 90 artigos – ordenados cronologicamente, ligados a eventos, pessoas ou objetos emblemáticos – 87 historiadores portugueses e estrangeiros. O resultado é um rico mosaico de pontos de vista, que tem como unidade a ideia de um Portugal que sempre manteve fluxos de comunicação de pessoas, objetos e ideias com espaços externos às fronteiras, fundamentalmente estabilizadas desde o século XII, e que são relevantes para pensar a sua própria identidade.

Sinopse
Portugal foi ponto de chegada e de partida de gentes, culturas, línguas, ideias, tendências de gosto, comportamentos, crenças, instituições, produtos que sempre foram variáveis e que aqui e nos ubíquos lugares onde chegaram imprimiram sinais de miscigenação plurimodal, que foram enriquecendo as cores do mundo, mas também provocando disrupções, violência, tantas vezes guerra, sofrimento e fenómenos de resistência.
Esta História Global de Portugal pretende oferecer um conhecimento crítico, mediante um exercício de síntese analítica, que permita produzir uma visão de conjunto da história que, tendo tido a sua génese no território português ou por ele tendo passado, estimulou os processos de encontro e desencontro do mundo global hodierno. É um Portugal em contacto com o(s) mundo(s), recebendo e exercendo influências que as fronteiras físicas e mentais não conseguiram barrar, que interessa aqui considerar.
Portugal é o resultado de incontáveis dinâmicas de diálogo e de choque com outros lugares. E o mundo tem traços das mediações que os habitantes do espaço de Portugal espalharam. É esta fascinante história que aqui se pretende contar para melhor percebermos quem somos e o mundo em que vivemos.

Sem comentários: