quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Novidade Sistema Solar: «Os Meus Oscar Wilde», de André Gide


André Gide
(1869-1951) foi um escritor francês que recebeu o Nobel de Literatura de 1947. Não somente era homossexual assumido (na década de 1920, publicou as suas memórias, onde revelou a sua homossexualidade), como também falava abertamente em favor dos direitos dos homossexuais, para combater os preconceitos homofóbicos da sociedade do seu tempo.

Gide foi acusado várias vezes de ser anticlerical, devido aos seus escritos, tendo, após a sua morte, todas as suas obras sido censuradas pelo Vaticano.
Em 1891 conhece Oscar Wilde, personalidade que tanto o assusta como o fascina. Quatro anos depois, visita a Argélia, onde reencontra Wilde acompanhado de Lord Alfred Douglas ("Bosie"), poeta e tradutor inglês, famoso por ter sido amigo íntimo e amante do influente escritor e dramaturgo irlandês.
André Gide publicou em 1910 Oscar Wilde - in memoriam (souvenirs), que agora é apresentado aos leitores portugueses sob o título Os Meus Oscar Wilde, num trabalho de tradução assinado por Aníbal Fernandes.

Texto de apresentação

«Uma das companhias preferidas de Oscar Wilde era lorde Alfred Douglas (que viria a ser Bosie na linguagem do seu afecto), rapaz de vinte e um anos, estudante no Magdalen College de Oxford com uma qualidade poética que os elogios de Wilde sobrevalorizavam, terceiro filho de um marquês grosseiro e brutamontes, de seu nome Queensberry. Wilde conheceu esse jovem na sua própria casa de Tite Street, apresentado por Lionel Johnson, um amigo que o trazia, encantado com uma recente leitura de Dorian Gray.
«Depois de trocadas as habituais cortesias», veio Alfred Douglas a escrever, «Wilde mostrou-se muito amável e falou imenso. Antes de eu me retirar convidou-me para almoçar ou jantar com ele no seu clube — convite que aceitei.» Esta amizade intensificou-se. Wilde e Bosie começaram por fazer duas viagens juntos (uma a Florença, outra a Brighton) e partilharam depois um apartamento comum no Hotel Savoy de Londres; mas, se acreditarmos nas palavras de Bosie, foram precisos seis meses de intensas intimidades e leitos separados por curta vizinhança para ele não resistir às suas propostas sexuais.
Em 1895, pouco depois do imenso êxito da peça An Ideal Husband, Wilde e Bosie decidiram ver de perto a beleza morena e compreensiva, nesses tempos fácil de encontrar entre os jovens árabes de Argel.
Ora, André Gide também gostava da Argélia, colónia do seu país com um forte exotismo visual e sensorial, próxima na sua distância, bastante em conta para as folgas da sua bolsa. Por acidente, juntaram-se os três na Argélia. Mas já tinha havido outros encontros. Gide vai lembrar-se aqui da sua vistosa presença em Paris, dos seus ditos, dos seus paradoxos, de um teatro de salão onde Oscar Wilde fazia incansavelmente a representação da sua própria personagem. Lembrar-se-á do Oscar Wilde na Argélia, do Oscar Wilde numa fria aldeia da França, abrigado sob o pseudónimo Sébastien Melmoth, derrotado e ferido depois de dois anos de cárcere na Inglaterra. E, para além dos textos de Gide, ler-se-á também uma selecção dos mais significativos momentos dos seus processos.» 
A Sistema Solar disponibiliza para leitura imediata um excerto do livro, aqui.

Sem comentários: