terça-feira, 17 de agosto de 2021

Da América do Norte e da Suécia chegam os romances «Não me Perguntes» e «Todo o Ar Que Nos Rodeia»

Será publicado a 26 deste mês dois romances com o cunho da Porto Editora.
Não me Perguntes, bestseller do New York Times com assinatura do norte-americano Jeff Abbott, nos coloca a questão: até onde iria para proteger a sua família? Deste autor encontra-se publicados os romances Queda, Beijo Fatal, A Primeira Regra e Culpa. Não me perguntes foi traduzido para o nosso idioma por Carlos Sousa de Almeida.
Todo o Ar Que Nos Rodeia, o segundo romance de Tom Malmquist, é uma intrigante história sobre morte, solidão e laços desfeitos. O autor sueco regressa ao passado e às personagens que apaixonaram os leitores do seu grande sucesso anterior, Em Todos os Momentos Estamos Vivos. Neste segundo romance, traduzido do original sueco por João Reis, o autor percorre com ainda maior destreza os muitos caminhos da ficção autobiográfica.

Em Lakehaven, um próspero e pacato bairro de Austin, Texas, o corpo de Danielle Roberts é descoberto num banco de jardim pelo próprio filho, Ned. Estimada naquela comunidade, Danielle era uma advogada especialista em processos de adoção internacional, que ajudara a levar as alegrias da parentalidade a muitas famílias locais. A violência do crime choca profundamente Lakehaven.
No entanto, talvez ninguém esteja tão devastado como os Pollitts, que viviam a duas casas de Danielle e que a viam quase como um membro da família. O homicídio e a investigação policial subsequente desencadearão um turbilhão de suspeitas e intrigas. «Farei o que for preciso para o salvar», promete Julia Pollitt, referindo-se a Ned. «Os teus pais sempre te mentiram» é dito num e-mail anónimo para o filho adotivo dos Pollitts, Grant. «Ninguém poderá saber a verdade agora», pensa o pai, Kyle. «Não me perguntem o que faria para proteger a minha família», afirma convictamente a mãe, Iris.
Os Pollitts sempre acreditaram que estariam lá uns para os outros. Porém, quando começam as suspeitas no seio da família, a força dos laços que os unem será duramente testada, resultando num thriller fascinante sobre as consequências fatais de determinadas perguntas.


«No sábado, foi encontrado um homem morto numa gruta na floresta de Sörskogen. Apresentava cortes graves no rosto e no peito, e a polícia acredita que foi assassinado com um machado.»
A notícia tem duas décadas e está esquecida numa folha de jornal utilizada para embrulhar as delicadas peças do serviço de loiça da mãe de Tom. Quando, por ocasião do aniversário de Karin, ele vai ao sótão dos pais para as levar consigo, encontra-a e a curiosidade nasce.
Partindo da pouca informação que tem, Tom Malmquist iniciará a sua própria investigação para descobrir tudo o que puder sobre Mikael K, o homem brutalmente assassinado duas décadas antes. Quem o matou? E porquê? Mas, enquanto procura respostas para essas e outras perguntas, encontra perturbantes paralelos entre a história investigada e a sua própria vida.

Sem comentários: