sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Editora Farol publica os livros de filosofia budista «A Arte da Solidão» e «Causa e Consequência»

Stephen Batchelor nasceu na Escócia, em 1953, e é um dos mais conhecidos autores e investigadores britânicos na temática do budismo. A Arte da Solidão, da sua autoria, chega às livrarias na próxima semana, juntamente com o livro Causa e Consequência, de Mauro M. Nakamur, presidente da ITIMAN - Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano e uma referência mundial do Budismo. Ambos estes livros pertencem à colecção 'Budismo' da Editora Farol.

Stephen Batchelor, professor budista, não cai na perspetiva negativa de que estar sozinho é algo mau. Pelo contrário, traz-nos neste livro aquilo que, para si, é a solidão: um espaço de autonomia, admiração, contemplação, imaginação, inspiração e cuidado. Ou seja, tal como era compreendida por Buda e Montaigne: um verdadeiro modo de vida.
Mais do que tentar explicar ou encontrar uma definição definitiva — «é uma dimensão da vida humana demasiado complexa e primitiva» —, este livro revela toda a extensão e profundidade da solidão, ao mesmo tempo que partilha histórias daqueles que a praticam.

Um livro que inspira todos os que sentem um vazio interior inexplicável, todos os que sentem que lhes falta algo, todos os que carregam algum tipo de inquietação. Causa e Consequência é o primeiro passo para uma vida melhor, para que seja possível sentir e vivenciar a felicidade plena e duradoura. Este percurso inicia-se com o Princípio da Causalidade, base de toda a filosofia budista, desde a sua compreensão correta e aprofundada, até a sua prática no dia a dia.
Tudo o que vivemos tem uma causa, e tudo o que fizermos hoje terá consequências no futuro, sejam elas boas ou más, felizes ou infelizes. Se o que fazemos tem um objetivo e valor, então nada é por acaso ou sem sentido. Existe um propósito para viver e um caminho que nos leva até a sua conclusão. Este é o livro que o ajuda a mudar o seu futuro já hoje.

Sem comentários: