segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Novos livros de não-ficção a publicar pela LeYa em Setembro


O Vento Mudou de Direção
O 11 de Setembro que ninguém viu


(Ed. Oficina do Livro; à venda a 7 de Setembro)
Quando se assinalam 20 anos do ataque às Torres Gémeas e ao Capitólio um outro olhar sobre o 11 de Setembro… Nas últimas duas décadas houve milhares de relatos sobre os acontecimentos de 2001, mas nenhum resgata as histórias de vida dos afegãos, iraquianos e paquistaneses cujas existências foram estilhaçadas quando, após a queda da Torres Gémeas, o vento mudou de direcção e se abateu com fúria sobre as suas casas e o seu dia-a-dia. Neste livro, a jornalista Simone Duarte, antiga directora do Público, reabilita a humanidade de algumas dessas vítimas esquecidas: um rapaz treinado para ser um bombista suicida, outro que atravessou oito países para escapar aos talibãs, uma afegã em fuga da ocupação americana, um espião dos serviços secretos paquistaneses ou o jornalista a quem Bin Laden deu a última entrevista antes dos ataques.

Simone Duarte é jornalista, nasceu no Brasil, vive em Portugal e foi a voz dos atentados do 11 de Setembro de 2001 para milhões de brasileiros que assistiam à TV Globo em direto de Nova Iorque, onde era chefe da delegação da emissora. Simone trabalhou na TV Gobo.

 

Chopin & Chopin
Vidas Paralelas de um Músico e de um Cão


(Ed. Casa das Letras
; à venda a 7 de Setembro)

Livro de memórias em que se cruza a vida e obra de Frédéric Chopin com a vida do cão do pediatra Mário Cordeiro com o mesmo nome. Os tempos de infância e o enfarte que sofreu em 2017 são recordados pelo médico pediatra, enquanto é feita a biografia do compositor e se recorda a chegada de um novo animal de estimação a uma casa com as implicações que provocam nas rotinas e nos afectos.

Mário Cordeiro é pediatra e professor aposentado de pediatria e de saúde pública da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Dirigiu o Observatório Nacional de Saúde. É autor de vários bestsellers como O Grande Livro do Bebé, O Livro da Criança ou O Grande Livro do Adolescente, dedicando-se também à escrita de poesia, dramaturgia e romances.



A Pequena História da Psiquiatria
Os Desafios das Doenças Mentais


(Ed. Dom Quixote
; à venda a 14 de Setembro)

O psiquiatra José Luís Pio Abreu faz a sua versão da história da psiquiatria para depois se centrar no estado actual, tentando adivinhar os caminhos do futuro.
“O que eu quero mostrar, é como muitas formas de ver as doenças mentais e teorizar sobre elas foram efémeras e se basearam em pressupostos errados. A Psiquiatria não é uma especialidade médica, mas sim o terceiro ramo da Medicina, que lida com a informação. O primeiro ramo é a Medicina Interna, que lida com a dinâmica corporal, estudada na Fisiologia. O segundo ramo é a Cirurgia, que lida com a matéria corporal, estudada na Anatomia.“

José Luís Pio Abreu é psiquiatra. Ao longo de quatro décadas de actividade profissional, tem desenvolvido e orientado investigação no âmbito da psiquiatria biológica e psicoterapias. Tem realizado uma reflexão crítica sobre a actividade clínica e publicou vários livros, entre os quais O Modelo do Psicodrama Moreniano, O Bailado da Alma, Como Tornar-se Doente Mental, Quem nos Faz como Somos e Estranho Quotidiano.

Sem comentários: