terça-feira, 29 de março de 2022

Obra de historiador da arte faz uma síntese sobre a arquitetura portuguesa


Paulo Pereira é historiador da arte, mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e doutor em História da Arquitetura pela FAUTL.É professor auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Publicou o volume Arte Portuguesa - História Essencial (Temas e Debates, 2011). Publicou também a coleção Decifrar a Arte Portuguesa (Círculo de Leitores, 8 vols., 2014) e a coleção Arte e Ciência (Círculo de Leitores, 5 vols., 2018).

Arquitetura Portuguesa - História Essencial é o seu mais recente livro, que a Temas e Debate publicará em meados de Abril.

«Os interessados em história da arquitetura, profissionais ou amadores, alunos ou professores, não possuíam à sua disposição uma síntese substancial apta a ser consultada para a recolha de informação essencial e até para conhecer problemáticas pendentes neste domínio. O mundo complexo em que vivemos, a projeção da arquitetura como um produto da humanidade ao longo do tempo, carecia de uma explicação que tendesse para o global, e isto muito particularmente em Portugal. […] E assim, apresento aqui, sempre com um agradecimento especialíssimo aos que produziram saber nesta área - dos quais dependo em boa parte - a síntese das sínteses sobre a arquitetura portuguesa, organizada de forma cronológica.»

Sem comentários: