quinta-feira, 10 de março de 2022

Romances de Kristin Hannah e Joanne Harris entre os próximos que estão quase a surgir nas livrarias

Schiaparelli - Uma Italiana de Paris

de Nacho Montes
Da pitoresca Roma dos princípios do século XX à glamorosa, efervescente e agitada Paris entre as duas guerras mundiais, as personagens desta novela entrelaçam-se intimamente, numa profunda história de amor eterno, de amigos e irmãos de sangue, e daqueles segredos invioláveis que todos guardamos nas caixas da nossa alma e da nossa vida.
A atribulada existência da estilista italiana Elsa Schiaparelli, descendente dos Medici e, nascida em berço aristocrático e intelectual, decorre vertiginosamente ao longo de meio mundo, bebendo inspiração dos artistas mais vanguardistas da sua época e construindo o seu vibrante império de moda.
Rebelde, extravagante, profundamente liberal e sonhadora, eterna inimiga de Coco Chanel e amiga íntima de Salvador Dalí, Elsa viverá uma apaixonante história, repleta de encontros e desencontros, neste romance que, para além de todas as modas e dos sonhos, é um hino à vida.


Café de Gatos
de Charlie Jonas
Susann está prestes a partir para Itália numas férias que poderão ser as últimas. Quando regressar, vai submeter-se a uma cirurgia que a impedirá de viajar durante muito tempo. É agora ou (provavelmente) nunca. Mas a ideia de deixar a sua querida gata Mimi com estranhos deixa-a desconsolada. É então que se lembra de Leonie, a vizinha com quem se dá tão bem. Estará a jovem professora disposta a aceitar o seu pedido? Com certeza que sim, afinal, a Mimi é um amor…
Leonie está familiarizada com as excentricidades das outras pessoas (principalmente se forem homens franceses), não com as de pequenos animais de estimação. Mas quando Susann lhe expõe o seu plano, ela não consegue recusar, pois tem a sensação de que a felicidade da vizinha depende demasiado daquela viagem.
Mas Leonie rapidamente percebe que ela e Mimi não fazem uma boa dupla: a gata parece fazer de propósito para tornar a sua vida num inferno, desde personalizar o sofá a destruir os frascos de verniz Chanel. E quando Susann decide prolongar as férias, Leonie entra em pânico e recorre a Maxie, a sua melhor amiga, que acaba de abrir um café. Pois Maxie também não consegue recusar um pedido de ajuda e aceita ficar com a gata. E é assim que Mimi e os seus bebés (sim, Susann vai ter uma surpresa…) tomam o café de assalto. A vida destas três mulheres (e do café) não voltará a ser a mesma.



O Fim dos Homens
de Christina Sweeney-Baird
O ano é o de 2025, e um misterioso vírus irrompeu na Escócia - uma doença letal que afeta apenas os homens. Amanda MacLean é a primeira a alertar para a emergência do fenómeno, a sua voz, porém, é ignorada e reduzida a histerismo. Quando o apelo é finalmente levado a sério, é já demasiado tarde. O vírus torna-se global - e também uma pandemia política. Todas as vítimas são homens. O mundo transforma-se. O mundo da mulher.
O que se segue é o relato imersivo das mulheres a quem cabe lidar com as consequências do vírus e que nos é revelado através de uma narrativa na primeira pessoa. Além da doutora MacLean, Catherine, uma socióloga determinada a documentar os factos por trás da «peste masculina»; Dawn, analista de informação cuja tarefa é auxiliar o governo na formação de um novo modelo de sociedade; e Elizabeth, uma das muitas investigadoras que trabalham desesperada-mente no desenvolvimento de uma vacina eficaz. Através da voz destas mulheres, e de outras mais, deparamos com um sem-número de mudanças que a ausência de homens provocou nas sociedades como as conhecemos, desde o universo pessoal - a perda de um companheiro ou de um filho - ao universo socioglobal - as alterações laborais, a fertilidade ou o novo conceito de família.



Um Amor do Passado
de Kristin Hannah
Madelaine Hillyard é uma cirurgiã cardiovascular mundialmente famosa, com um desempenho profissional irrepreensível. Já na sua vida pessoal não é tão bem-sucedida. Uma mãe dedicada, mas soterrada pelo trabalho, está constantemente em xeque perante a filha, que cria sozinha. Com 16 anos, Lina é uma adolescente confusa e zangada - como todos nós fomos -, e, a cada dia que passa, cada vez mais distante da sua mãe: uma rebelde desesperada por encontrar o pai que nunca conheceu.
Igualmente complicados para Madelaine são os irmãos DeMarco: enquanto o padre Francis DeMarco está sempre disponível para a ajudar, o seu irmão, Angel, há muito escolheu o caminho de mau rapaz. Foi Angel quem, anos atrás, abandonou Madelaine - e uma Lina por nascer -, partindo numa busca muito pessoal pela fama e glória. Madelaine ficou destroçada, mas agora ele reaparece na sua vida… e procura ajuda junto daqueles que antes traiu.



Uma Porta Estreita
de Joanne Harris
Durante os seus quinhentos anos de existência, nunca o elitista Liceu de St. Oswald permitiu a entrada do sexo feminino. Mas os ventos da mudança sopram com mais intensidade do que nunca. Pela primeira vez na história da respeitável instituição, uma mulher ocupa a função de reitora e os portões vão finalmente abrir-se de par em par para receber alunas.
Pode dizer-se que Rebecca Buckfast derramou sangue, suor e lágrimas (em sentido literal) para conseguir alcançar a chefia do liceu. Aos quarenta e três anos, está finalmente a colher os frutos da sua ambição. Mas tem ainda um potente inimigo a defrontar: a velha guarda, encabeçada pelo temível e quixotesco professor de Latim, Roy Straitley.
E a situação não melhora com as notícias do aparecimento de um corpo.
Mas Rebecca está determinada a deixar a sua marca. Mesmo que para isso tenha de enterrar os segredos do passado suficientemente fundo para que nem ela os recorde.
Pois este é o seu momento…
E ela está para ficar.
Nesta teia que se vai tecendo entre Rebecca e Straitley, quem é a aranha e quem é a mosca? E quem sairá vitorioso? Um romance de suspense psicológico explosivo e absolutamente surpreendente pela mão da talentosa Joanne Harris.


Encontro
de Natasha Brown
A narradora deste romance é uma mulher negra britânica, com uma posição de destaque no mercado financeiro e um namorado oriundo de uma família conservadora. Seguiu todas as boas regras: ser cortês num ambiente hostil, conseguir a melhor formação superior, lançar-se numa carreira rentável, comprar um bom apartamento, comprar arte, comprar uma espécie de felicidade – e principalmente, manter-se calada, discreta e prosseguir. Agora, enquanto se prepara para participar na festa de aniversário de casamento dos pais do namorado, debate-se com algo que poderá mudar a sua vida, definitivamente. É preciso tomar uma decisão. Esta é uma história sobre as histórias de que somos feitos: de raça e classe social, de segurança e liberdade, de vencedores e vencidos. E do que significa assumirmos o controlo do nosso destino.

Sem comentários: