domingo, 13 de março de 2022

«Psicoterapia Bonding», de Domingos Neto, é uma novidade da Climepsi Editores

A Climepsi Editores publicou recentemente Psicoterapia Bonding - Emoções e Mudança Terapêutica, da autoria do Prof. Doutor Domingos Neto: Médico psiquiatra, especialista nas áreas de Psicoterapia Emocional e Tratamento/ Reabilitação da Dependência de Álcool e Drogas.

Sinopse
A psicoterapia bonding é uma psicoterapia biopsicossocial, generalista, isto é, pode ser aplicada a vários tipos de perturbações mentais. É também narrativa; isto é, as exclamações e expressões emocionais inserem-se numa narrativa verbal e lógica que o doente constrói, sessão a sessão, com o psicoterapeuta, e que pode ser de curta, média ou longa duração.
Não é de admirar que muitas explicações sobre o funcionamento da Psicoterapia Bonding recorram à neuroimagem, fluxos cerebrais, cérebro emocional, vias associativas, condução nervosa e sináptica, porque ela recorre a gritos, respiração, posturas corporais.



«A importância que o autor dá ao mundo das emoções, sentimentos e afectos — os gostos e os desgostos da vida, o prazer e o desprazer na vida — é tão significativa, explicativa e tradutora do seu percurso de psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta como do seu trabalho de investigador, professor e clínico.
Perscrutar, entender, avaliar e conduzir a complexa dinâmica daquilo que nos move, comove e faz transcendermo-nos é o seu desígnio.
Seres de alma e coração, pelo desejo nos abrimos à pesquisa, conhecimento e invenção e pelo afecto nos ligamos ao semelhante, aos outros seres, às coisas e às ideias. São os sentimentos que nos fazem voar nas asas do pensamento e correr para a realização. São as emoções que fixam o conhecimento; é o afecto que determina a sua florescência e a produção de novos saberes. Sem afectividade não há cor, música, poesia; não medra a arte nem cresce a ciência; morre a criação e definha o pensamento.» António Coimbra de Matos

Sobre o autor
Introduziu a Psicoterapia Emocional Bonding em Portugal, em 1998.
Criou o Tratamento Combinado e por Etapas (TCE), para Toxicodependentes e doentes Alcoólicos, que foi objeto da sua tese de Doutoramento e de uma investigação atual, multicêntrica, publicada na revista Alcohol & Alcoholism, onde foram tratados 209 doentes em 2 grupos aleorizados, provando-se a sua superioridade sobre o tratamento clássico desta doença (Neto, D, Lambaz, R, Aguiar P. Chick J. Effectiveness of Sequential Combined Treatment in Compariron with Treatment as Usual in Preventing Relapse in Alcohol Dependence. Alcohol Alcohol. 2008 43: 661-668).
É membro fundador e Corpo Gerente nas seguintes Sociedades Científicas Associação Portuguesa para o Tratamento Combinado e por Etapas (APTCE) Associação Portuguesa de Psicoterapia Emocional - Psicoterapia Bonding (APPE – PB). Presidente European Association for Bonding Psychotherapy (Presidente).


Presentemente ocupa-se de psiquiatria no seu consultório, de investigação sobre psicoterapias emocionais, bem como de estabelecimento de um programa terapêutico para perturbações emocionais, álcool e drogas na Clínica do Senhor da Serra.

Livros publicados
- Psicoterapia Emocional e Bonding (Climepsi Editores, 2004);
- Ecologia e Relações Humanas – Ensaios sobre poder superior, ecologia e espírito humano (Fim de Século Edições, 2000);
- Tratamento combinado e por etapas de heroinodependentes: características e evolução de uma amostra (Universitária Editora, 1996.

Sem comentários: