segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

«A Mulher do Dragão Vermelho», de José Rodrigues dos Santos

Editora: Planeta
Data de publicação: 20/10/2022
N.º de páginas: 576

No seu vigésimo quarto romance, José Rodrigues dos Santos, o autor mais lido em Portugal (O Jardim dos Animais com Alma foi o livro mais vendido no nosso país em 2021) traz-nos uma história actual, cativante e informativa. Como é apanágio em todos os seus livros, o autor e jornalista, fruto de uma pesquisa exaustiva e fundamentada, aborda questões de conhecimento. Neste caso, faz um alerta para os perigos e contradições do mundo onde vivemos, com foco no Regime Comunista da China. Mais dentro da atualidade este livro não podia estar, visto que nas últimas semanas tem sido notícia que milhares de chineses têm saído para as ruas, demonstrando o seu crescente descontentamento contra a censura no país e com a política de Xi Jinping, o Presidente da República Popular da China.
O ponto de partida do romance leva o leitor para a capital indiana, onde Maria Flor encontra-se a participar numa conferência dedicada à defesa dos direitos humanos. Quando está num café, é esbordoada por uma mulher em fuga, «uma mulher, dizendo-se chamar Dragão Vermelho» – esta é a personagem-mistério do livro – que lhe pede socorro. Após ambas serem raptadas, Maria Flor envia uma mensagem codificada, «um símbolo bizarro, uns algarismos e um poema», ao marido. Será que Tomás Noronha conseguirá decifrar um código dentro de um criptograma e capturar as sequestradas?
Numa linha paralela, e em crescendo a nível cronológico, o leitor vai conhecer Madina, uma menina uigure, uma das minorias étnicas muçulmanas existente na China, que são discriminadas no acesso à educação e ao trabalho. Desde a sua infância até à idade adulta, ficaremos a perceber – dentro da sua ótica – o que é que significa viver na China. Através da história desta protagonista, vamos perceber o que é viver sob o Regime Chinês, onde o controlo da Internet e redes sociais são confiscados, onde existe discriminação étnica (dentro do próprio país), onde existe milhões de câmeras de videovigilância que desenvolvem algoritmos para identificar cada cidadão (a distopia 1984, de George Orwell a virar realidade…), etc.

«Ela estava por dentro do maior segredo do Partido Comunista Chinês»

A Mulher do Dragão Vermelho revela ao leitor uma realidade difícil em crer. José Rodrigues dos Santos (que defendeu recentemente uma tese de doutoramento, onde afirmou que alguns dos temas contidos na tese já estão presentes neste romance) pinta com transparência, sem receios, um retrato fascinante da superpotência económica que é a China. Uma leitura cativante, mas acima de tudo, informativa.

Sem comentários: