terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Bertrand Editora lança «Amamos Porquê?»


O que podem as ciências sociais e as ciências da vida dizer-nos sobre a mais fundamental e menos quantificável das experiências humanas, o amor?
Amamos, porquê?
será publicado a 12 de Janeiro pela Bertrand Editora.


Texto sinóptico
Mergulhando nas diferentes formas de afetos a partir de dados da biologia, da química, da neurociência, da psicologia e da sociologia, Anna Machin procura, numa prosa envolvente e acessível, uma resposta tão inclusiva quanto o possível. Indo muito além do estudo sobre o amor romântico, a autora investiga também a amizade, a família, as relações poliamorosas, as famílias «escolhidas», o amor gay, o amor que sentimos por animais de estimação, por celebridades e por divindades. Mas a autora analisa também as consequências mais sombrias do amor - a sua natureza viciante que nos pode levar a sermos manipulados, coagidos e até vítimas de violência.
O seu objetivo é expandir a nossa compreensão e revigorar o nosso espanto perante as complexidades do coração humano. Baseando-se na tradição de escritores como Esther Perel, Alain de Botton, Erich Fromm ou Helen Fisher, a profundidade da investigação e a capacidade de empatia de Anna Machin representa um grande salto no eterno projeto de compreensão de nós mesmos.

Elogios da imprensa
«O amor está no centro da existência humana, de acordo com esta pesquisa da antropóloga Anna Machin. Machin baseia-se em inúmeros estudos sobre os mundos humano e animal, e as suas conclusões são estimulantes: “O amor humano é inspirador. Acredito que define a nossa humanidade”. Este relato provocador é uma homenagem adequada ao seu tema.»

Publishers Weekly

A autora
Anna Machin é antropóloga evolutiva do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Inglaterra. Participa regularmente em programas da BBC, da ABC e escreve artigos para The Observer, The Guardian, New Scientist, The Scientist e The New York Times.

Sem comentários: