terça-feira, 6 de dezembro de 2022

«Palavras de Caramelo», de Gonzalo Moure e Maria Girón

Editora: Kalandraka
Data de publicação: 20/10/2022
N.º de páginas: 80
Um menino árabe de oito anos está a morar temporariamente num acampamento de refugiados, na Argélia. Kori é surdo e por isso frequenta uma escola especial para meninos diferentes como ele. Por ser incapaz de se defender da malícia dos rapazes da sua idade, ele é alvo de intimidação sistemática (bullying).
O seu tio é dono de uma camela que teve uma cria há pouco tempo. Kori vai conhecê-la e logo dá-lhe o nome de Caramelo. A partir deste encontro, o menino fica afeiçoado a esse mamífero da família dos Camelídeos. Kori vê nele um amigo, com quem pode desabafar e animar-se. Embora tenha irmãos mais novos e mais velhos, Caramelo é o amigo que nunca tivera. Mas, chega um dia em que a fome se instala no campo de refugiados e o tio de Kori precisa tomar uma decisão...
Publicado em 2002, Palavras de Caramelo é uma narrativa simples e comovente sobre o poder da amizade e da resiliência. A história foi inspirada numa experiência real que o escritor e jornalista espanhol Gonzalo Moure teve em Smara, uma cidade do Saara. Destaque para as ilustrações de María Girón, que soube captar com precisão, tanto as emoções que o protagonista vai tendo ao longo da história, como a beleza árida de pano de fundo da narrativa. Referir que o autor insere, ao longo desta história, vários apontamentos de pura beleza poética.

Quando a noite se estende,
os homens sérios do céu acendem,
com os seus isqueiros,
lanternas de gelo.



Palavras de Caramelo é tido como um clássico da literatura infanto-juvenil. Vale a pena descobrir este livro, que faz parte da colecção 7 Léguas, da Kalandraka.

Sem comentários: