sábado, 24 de dezembro de 2022

Novela gráfica «Sal» é inspirada em histórias de utentes de casas de acolhimento


Intitula-se Sal a primeira novela gráfica da autoria de Luis Buchinho. A obra foi idealizada em Março de 2020, no primeiro confinamento, e é agora, quase 3 anos depois, concretizada. O designer de moda afirma que este romance gráfico com texto de João Andrade, foi a materialização de um sonho de criança, pois sempre foi um adicto das BD. Sal, obra em capa dura, tem edição da Fundação Cecília Zino, sendo este o livro que marca a estreia da editora na publicação.

A novela gráfica - com 180 páginas ilustradas -, dos autores estreantes, aborda a história de vida de uma personagem ficcional: uma jovem em risco, que passa por uma situação de acolhimento. Num esforço de chamada de atenção para uma realidade quotidiana à qual muitos são alheios, a Fundação - sediada na Ilha da Madeira e fundada em 1961 - decidiu lançar este primeiro volume, do que se auspicia ser uma trilogia. Futuramente, outros títulos esperam-se ser publicados, todos com temas relacionados com adolescentes e jovens com problemáticas de integração social - este é o intuito da editora.
Salientar que uma percentagem das receitas (2€) dos exemplares vendidos reverterá a favor da construção da nova casa de acolhimento da Fundação Cecília Zino, no Funchal.

Texto sinóptico
A Sal tem 14 anos e vive com os pais na Ilha da Madeira.
O ambiente familiar negligente e desfavorável à jovem, é analisado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
O tribunal decide retirá-la para uma casa de acolhimento temporário para ter mais tempo para analisar este caso que lhe parece ter mais segredos...
Sal inicia, nesta nova casa, um longo e doloroso processo de crescimento pessoal.

A Fundação
A Fundação Cecília Zino foi constituída em 1961 como Instituição Particular de Solidariedade Social.
Da vontade de Cecília Zino, surge um hospital pediátrico, que após a abertura do Hospital Central do Funchal, é transformado em casa de acolhimento residencial de jovens, cumprindo o seu papel até a presente data.
No ano de 2018 foi criado o Centro para o Desenvolvimento Humano, no coração do Funchal, com a intenção de expandir a ação da Fundação Cecília Zino, um espaço onde a intervenção social e os projetos de âmbito cultural co-habitam.
O acesso democratizado à cultura, os projetos sociais, programação cultural... todas as intervenções da Fundação Cecília Zino, se focam na intenção de incentivar a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Sal encontra-se disponível na FNAC e nos sítios de internet Fundação Cecília Zino e Luis Buchinho.

Sem comentários: