segunda-feira, 4 de junho de 2018

«O Anjo-da-Guarda», um tríler baseado numa história real

A Editorial Planeta lança O Anjo-da-Guarda, um livro baseado numa história verídica sobre assassínios por hipnose na Copenhaga do pós-guerra. Este tríler hipnotizante da autoria da dupla Arto Halonen (director de cinema e guionista) e Kevin Frazier (romancista, escritor de ficção, ensaísta e revisor) baseia-se no célebre caso Hardrup-Nielsen, que ficou na História por ter sido a primeira vez que um júri condenou alguém por ter usado sugestão hipnótica para induzir outra pessoa a cometer assaltos e assassínios.
O Anjo-da-Guarda está apoiado nos milhares de páginas do processo de julgamento na Dinamarca, tendo sido feita pelos autores uma investigação exaustiva.
Referir que o caso Hardrup-Nielsen chegará brevemente às salas de cinema com interpretações de actores como Josh Lucas, Rade Serbedzija e Pilou Asbæk (https://guardianangelmovie.net/en/).

Texto sinóptico
Em 1951, um homem caminha pelas ruas de Copenhaga como se estivesse sem rumo. Palle Hardrup dirige-se para um banco, dispara contra o gerente e um funcionário e foge com o dinheiro. Quando é preso e interrogado afirma não se lembrar de nada e as testemunhas oculares corroboram que ele parecia estar numa espécie de transe.
O investigador Anders Olsen descobre que quando Palle cumpria pena de prisão esteve na mesma cela do carismático Björn Nielsen. Juntos, fizeram yoga e meditação – e Olsen começa a suspeitar que Nielsen o hipnotizou e lhe ordenou que roubasse o banco. Anders também suspeita que Nielsen é o misterioso Anjo-da-Guarda, que Palle afirma que lhe envia mensagens de Deus.
Mas este homem foi um ex-colaborador nazi e tudo indica que de facto, alguém quer que arque com as culpas. Quanto mais investiga mais a sua saúde mental começa a entrar em colapso com as maquinações que vai descobrindo e com a hipótese aterradora de alguém poder manipular outra pessoa para cometer um crime.

Sem comentários: