terça-feira, 19 de junho de 2018

FCA Editora publica «Introdução à Blockchain»


Introdução à Blockchain
Bitcoin, Criptomoedas, Smart Contracts, Conceitos, Tecnologia, Implicações
de Pedro Martins

Texto sinóptico
A Blockchain tem o potencial de transformar profundamente organizações e sociedades. Ao permitir criar um novo tipo de sistema de registo (descentralizado, transparente, imutável e seguro, capaz de sincronizar uma visão comum do seu estado), emerge, da Blockchain, um protocolo de geração de confiança no sistema que dispensa, para o seu exercício, o recurso a entidades centrais.

A Blockchain permite, por isso, redesenhar cadeias de abastecimento, descentralizando, desintermediando, reduzindo custos e riscos, e assim incrementar a eficiência. O seu suporte a smart contracts (contratos digitais que autoexecutam as suas cláusulas) permite, também, a concretização de níveis sem precedentes de automatização dessas cadeias.
Este livro constitui uma primeira introdução à Blockchain, ao seu conceito, aplicabilidade e implicações. Começando por apresentar conceptualmente a Blockchain como um novo protocolo para geração de confiança, aborda seguidamente a rede Bitcoin e as criptomoedas. Avançando para a apresentação da rede Ethereum e do conceito de smart contract, aborda a evolução geracional para a Blockchain 2.0. Termina com uma reflexão sobre as implicações, não sem antes dar nota de casos reais de aplicação.

Público alvo: Gestores, decisores de IT/SI e ao público em geral.

Uma obra que dá a conhecer os conceitos, as práticas e o futuro desta tecnologia, que vai muito além das criptomoedas. Com casos práticos de aplicação e uma previsão sobre as implicações da Blockchain na economia e na sociedade.

Temas:
· Confiança e geração de confiança
· Intermediação e descentralização
· Criptografia: confidencialidade, autenticidade e integridade
· Dinheiro: das commodities às criptomoedas
· Blockchain 1.0: bitcoin e ecossistema Bitcoin
· Blockchain 2.0: altcoins, smart contracts e Ethereum
· Exemplos de aplicação
· Implicações

Outro livro que pode interessar: Bitcoin, de António Vilaça Pacheco

Sem comentários: