domingo, 17 de junho de 2018

«Na Praia de Chesil», de Ian McEwan, ganha adaptação cinematográfica

No próximo mês, chega às salas de cinema portuguesas o filme Na Praia de Chesil, uma adaptação do romance homónimo do escritor Ian McEwan. Este livro, tal como todos os deste autor britânico, foi publicado em Portugal (em 2007) pela Editora Gradiva.

Salientar que o argumento do filme esteve também a cargo de Ian McEwan. Em On Chesil Beach (título original), o par que protagoniza o drama é interpretado pelos actores Saoirse Ronan e Billy Howle. O trailer pode ser assistido aqui.

Sinopse do livro
Um pequeno romance de profundidade e perspicácia notáveis, de um escritor no auge do seu talento.
Estamos em Julho de 1962. Edward e Florence, jovens inocentes casados naquela manhã, chegam a um hotel na costa de Dorset. Ao jantar na suíte reservada a casais em lua-de-mel, esforçam-se por dominar os medos íntimos da noite de núpcias que se avizinha...

Sinopse do filme
Estamos no verão de 1962 e em Inglaterra falta ainda um ano para as grandes mudanças sociais: a Beatlemania, a revolução sexual e os Swinging Sixties. Florence e Edward, um jovem casal de vinte e poucos anos, recém-casados, decidem passar a sua lua-de-mel num hotel abafado e enfadonho perto da praia de Chesil, em Dorset. Mas à medida que se aproximam da consumação do casamento, a conversa entre eles fica mais tensa e incómoda e resulta numa discussão entre os dois. É então que confrontam as diferenças entre si - as suas diferentes origens, atitudes, temperamentos, e segredos. Na praia de Chesil, no fatídico dia do casamento, um deles toma uma decisão importante que mudará radicalmente as suas vidas para sempre.

Sem comentários: