sexta-feira, 29 de junho de 2018

«O Pecado da Gueixa» e «O Samurai», dois novos romances cujas histórias passam-se no Japão

Há dois novíssimos romances que os leitores que são fãs de romances históricos centrados no Japão vão querer ler neste Verão.
Já encontra-se à venda O Pecado da Gueixa, a história de um missionário português que enfrenta o código samurai para salvar a vida de uma mulher. Esta obra de estreia da americana Susan Spann, uma advogada que nutre um profundo interesse pela cultura asiática, tendo uma graduação em Estudos Asiáticos, foi publicada originalmente em 2013 sob o título Claws of the Cat, e é o primeiro volume da série 'Shinobi Mystery', que conta já com 6 títulos. O carimbo que vem estampado na capa deste livro é o da Editora Clube do Autor.

Na segunda semana de Julho, as Edições Dom Quixote publicam um novo livro do autor de Silêncio, o escritor japonês Shusaku Endo (1923-1996). Galardoado com o Prémio Noma, um dos mais importantes prémios literários do Japão, O Samurai (publicado em 1980) estabeleceu um marco incontornável no romance japonês do século XX. O estilo de escrita deste escritor nipónico, tem sido sucessivamente comparado ao de Graham Greene, que aliás o considerava um dos maiores escritores do século XX.


Quioto, 1564. O padre Mateus, um jesuíta português, está no Japão como missionário. Quando uma gueixa convertida ao cristianismo é acusada da morte de um samurai, o padre compromete-se a ajudá-la, arrastando o seu protetor, o mestre ninja Hiro Hattori, para a investigação. Segundo o código samurai, o filho tem o direito de matar o assassino do pai para repor a honra da família. E se o padre e o ninja não conseguirem provar a inocência da jovem em dois dias, também serão mortos.
Ao mergulhar nas perigosas águas do mundo noturno de Quioto, percebem que toda a gente – desde a esquiva proprietária da casa de chá até ao desonrado irmão do morto – tem um motivo para querer manter a morte do samurai envolta em mistério. As pistas amontoam-se e apontam para demasiados suspeitos: da rara arma do crime utilizada preferencialmente por assassinas ninjas, a uma mulher samurai, passando por uma relação amorosa, um viajante incógnito e alguns negócios obscuros.
E tudo parece piorar quando a investigação põe a descoberto uma hoste de segredos que ameaça não só a vida deles, mas também o futuro do Japão.
Repleto de pormenores de época e com um refinado conhecimento da cultura japonesa, Susan Spann traz-nos uma intriga envolvente e uma dupla de detetives como nunca antes se viu num thriller histórico.


Baseado em factos históricos, O Samurai conta-nos a jornada de alguns dos primeiros japoneses a pisar solo europeu e o consequente choque de culturas.
Uma recriação emocionante de uma viagem repleta de perigos e sofrimento, que é também um admirável testemunho de resiliência e fé. Em 1613, o sonho do padre Velasco torna-se realidade. Pela primeira vez, os japoneses vão atravessar o oceano Pacífico. E ele irá com eles como intérprete. Ao embarcar com um grupo de samurais com destino ao México, indo depois a Espanha e finalmente a Roma, a sua zelosa esperança é que, iniciando relações com o mundo ocidental, o Japão se torne maduro para a conversão ao cristianismo – com ele como bispo. Mas o destino tem outros planos para o padre Velasco.
Mais do que um romance histórico sobre os primeiros contactos entre Oriente e Ocidente, O Samurai é uma profunda reflexão sobre fé, honra, ambição e resistência humana, todos eles temas que Endo sempre abordou com incomparável acuidade e engenho.

1 comentário:

Luana Santos disse...

Uma boa sugestão para estas férias :)