sábado, 4 de janeiro de 2025

Novo tríler de Louise Candlish entre as novidades da editora Clube do Autor

Ajuda-me a Recordar é o 1.º título de uma nova série-sensação da ficção contemporânea, sobre segundas oportunidades, sofrimento e esperança, da autora americana Corinne Michaels.


Não Há Sonhos Impossíveis, da autoria de Shimon Peres, ex-Presidente israelita e Prémio Nobel da Paz em 1994, é uma obra sobre Liderança, Coragem e Determinação.
Além destes livros, que saem a 8 deste mês, são também novidades da editora Clube do Autor outros dois títulos.

Nas Alturas é o quinto romance da escritora inglesa Louise Candlish a ser traduzido para o nosso idioma. O Passageiro Misterioso e A Nossa Casa são títulos de outras suas obras, publicadas pela editora Clube do Autor.
Dominique Loreau é uma ensaísta francesa que depois de adoptar o estilo de vida japonês, tem-se dedicado a partilhar a arte da simplicidade como estilo de vida. Originalmente publicado em França em 2005, mas rapidamente convertido num êxito de vendas internacional, o livro A Arte da Simplicidade (que teve a sua primeira edição portuguesa em 2006, pela Editorial Bizâncio) regressa aos escaparates livreiros de auto-ajuda/desenvolvimento pessoal.


No topo de um edifício que se ergue no meio de vários armazéns, um homem assoma à varanda. Ninguém o conseguiria vislumbrar a não ser que estivesse à janela no edifício em frente. Ellen está lá, naquele preciso momento, e reconhece-o - o homem que reconheceria em qualquer lugar. Pode estar um pouco mais velho, mas é ele.
Mas não pode ser, ele está morto há mais de dois anos. Ellen sabe disso com certeza. Porque foi ela quem o matou.

«Fascinante. Este romance inteligentemente construído manterá os leitores agarrados até à última página.» Publishers Weekly

«Uma aventura desconcertante. (…) A escrita é magistral, e o enredo é viciante, repleto de reviravoltas imprevisíveis.» Associated Press

Simplificar a vida é enriquecê-la.
A residir há décadas no Japão, Dominique Loreau foi profundamente influenciada pelo modo de vida do seu país de adoção. Um modo de vida que assenta no princípio de que «menos é mais», aplicado a todos os domínios da vida, do espiritual ao material. A simplicidade consiste em possuir pouco para ter a liberdade de alcançar o essencial. Um estilo de vida mais simples permite-nos viver livres de preconceitos, constrangimentos e fardos que nos dispersam e nos angustiam. A abundância de tentações, de desejos, de bens materiais não traz mais-valias nem elegância. Pode mesmo destruir-nos a alma. Quando temos pouco, quando nos contentamos com pouco, estamos mais disponíveis para captar as nossas reais necessidades e voltar ao essencial.
Inspirada na sabedoria oriental, a autora aborda os passos necessários para conquistar uma mente mais serena, um corpo pleno de energia e um estilo de vida mais simples. Purifique o seu íntimo, esvazie os armários, largue as compras compulsivas, coma melhor e despeça-se da ansiedade e dos relacionamentos tóxicos. 

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Livros de Chimamanda Ngozi Adichie ganham novas edições

Além do livro de contos A Coisa à Volta do Teu Pescoço, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, a Dom Quixore reedita este mês os livros Meio Sol Amarelo (distinguido com o "Winner of Winners" do Women's Prize for Fiction e vencedor do Orange Prize 2007) e Americanah (obra vencedora do National Book Critics Circle Award).
Reconhecida como um dos nomes maiores da literatura contemporânea, a obra desta autora nascida em 1977, está traduzida para mais de 55 línguas. Chimamanda Ngozi Adichi é autora também do romance A Cor do Hibisco e dos ensaios Todos Devemos ser Feministas, Querida Ijeawele – Como Educar para o Feminismo e Notas sobre o Luto - todos já publicados pela LeYa.


Na tumultuosa Nigéria da década de 60, três vidas vão cruzar-se inesperadamente. Ugwu, de treze anos, trabalha como empregado doméstico de Odenigbo, um professor universitário movido pela causa revolucionária. Olanna, a amante do professor, abandonou uma vida de privilégio em Lagos pela pequena cidade universitária onde acredita poder viver em pleno a sua história de amor. E Richard, um inglês tímido, apaixona-se desesperadamente por Kainene, a enigmática irmã gémea de Olanna. A iminência de uma guerra civil porá à prova os seus ideais e tornará definitivas as decisões que tomarem - sobre amor e responsabilidade, nação e família, lealdade e traição.


Ainda adolescentes, Ifemelu e Obinze apaixonam-se. A Nigéria vive dias sombrios sob o jugo de uma ditadura militar e quem pode abandonar o país fá-lo rapidamente.
Ifemelu, bela e ousada, vai estudar para os Estados Unidos. Para trás, deixa o país que limita os seus sonhos; a família, que adora; e Obinze, a quem chama Teto, um nome que testemunha uma intimidade absoluta e irrepetível.
Obinze, introvertido e meigo, planeava juntar-se-lhe, mas a América do pós-11 de Setembro fecha-lhe as portas. Sem nada a perder, ele arrisca uma vida como imigrante ilegal em Londres.
Anos mais tarde, na recém-formada democracia nigeriana, Obinze é um homem rico e poderoso. Nos Estados Unidos, Ifemelu é autora de um blogue de culto, onde publica textos provocadores sobre raça e identidade que, ironicamente, são o seu passaporte para a integração.
Mas há algo que nem a América nem o tempo conseguem apagar. Ifemelu sonha regressar à Nigéria, mas se o fizer, sabe que terá de reinventar uma linguagem comum com Obinze e reencontrar o seu lugar num país muito diferente daquele que guardou na memória.

Outras novidades da Dom Quixote
Despedidas Impossíveis; Fuga sem fim; O Ladrão de Cadernos; Lá em Baixo no Vale.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Phil Stutz explica-nos em «Lições para a Vida» o que a adversidade nos pode ensinar

Um ano após a publicação de O Método, a Lua de Papel lança (a 28 de Janeiro) Lições para a Vida, obra da autoria de um dos mais procurados psiquiatras de Hollywood. O que podemos aprender com a adversidade é o que o leitor poderá esperar deste novo livro de Phil Stutz.

Texto sinóptico
A terapia sem fé em forças superiores pode deixá-lo a sentir-se pior do que já se sentia. Trabalhar-se a si próprio não significa que é egoísta. Se o fizer, terá mais energia, não menos. Essa energia transformará o mundo. Este livro mostra-lhe como e porquê.
Depois de acabar o curso de Medicina e se ter especializado em Psiquiatria, Phil Stutz teve de enfrentar a dura realidade; pouco podia fazer pelos seus pacientes. Mais de cinco anos passados a dar consultas, numa prisão e num consultório particular, levaram-no a procurar outros caminhos - que culminariam no desenvolvimento de O Método, com Barry Michaels. Finalmente, tinha nas mãos uma terapia que funcionava. E ao longo das décadas seguintes pô-la à prova com milhares de pacientes, muitos dos quais famosos, o que lhe granjeou o rótulo de "O Psiquiatra das Estrelas".
O autor apercebeu-se de uma evidência; nós temos a tendência para ver a vida como uma bela foto de um momento mágico - ou pelo menos é essa a imagem que nos vendem os media e as redes sociais.
Na verdade, porém, a vida é uma sequência de acontecimentos nem sempre agradáveis. Se aceitarmos plenamente essa verdade, que a vida é um processo em constante mudança, teremos dado o primeiro passo para acolher tudo o que de bom e de mau nos acontece.
Lições Para a Vida é o método de Stutz para enfrentar a adversidade, para abraçar igualmente o amor e a perda, o sucesso e o fracasso, a esperança e o arrependimento, a vida e a morte. Sempre ancorados numa fé, numa força transcendente, chamemos-lhe Deus ou o Universo, que nos ampara as quedas e nos levanta (sempre) de novo.

O autor
Phil Stutz formou-se em Medicina na New York University, trabalhou como psiquiatra na prisão de Rikers Island e, mais tarde, teve um consultório em Nova Iorque. Mudou-se daí para Los Angeles, onde exerce desde 1982.
Juntamente com Barry Michels, escreveu o bestseller O Método e foi ainda protagonista do documentário Stutz, um êxito da Netflix, realizado por um dos seus pacientes, o ator Jonah Hill.

As primeiras publicações de não-ficção do Grupo LeYa para 2025

Biografia do actor norte-americano Michael Richards (vencedor de três prémios Emmy) e da romancista britânica Lesley Pearse (uma das escritoras preferidas do público português, que escreveu obras como Nunca Digas Adeus, Senhora do Meu Destino e Em Nome do Amor), estão entre as novidades da LeYa para o primeiro mês deste ano.

Entradas e Saídas, de Michael Richards
O livro de memórias do homem que deu corpo e alma a uma das mais notáveis e adoradas personagens televisivas alguma vez inventadas: o Kramer de 'Seinfeld'. Com prefácio de Jerry Seinfeld e Jay Leno, o actor recua até à infância com a mãe solteira, ao tempo que passou no Exército e à fama que Seinfeld lhe trouxe, revelando que lhe foi diagnosticado um cancro da próstata em 2018.

O Meu Caminho, de Lesley Pearse
Lesley Pearse nasceu em Inglaterra em plena Segunda Guerra Mundial. Com apenas 3 anos, foi encontrada sem casaco a brincar na neve. A mãe, que ela não conseguia acordar porque "estava a dormir há muito tempo", foi descoberta por uma vizinha - morrera no seu quarto há dias. Lesley foi então enviada para um orfanato, onde rapidamente percebeu que estava sozinha no mundo e só podia contar consigo mesma.
Na adolescência, decidiu ir para Londres. Decorriam os vibrantes anos sessenta e Londres era o centro de tudo, o ambiente era de festa permanente e Lesley participou avidamente em tudo o que a cidade tinha para oferecer. Mas seria aqui que ocorreria a segunda grande tragédia da sua vida. Grávida e só, foi enviada para uma casa de acolhimento para mães e bebés, e viu, impotente, o seu recém-nascido ser levado.
Mas, como tantos da sua geração, Lesley teve de seguir em frente. Era, afinal, uma sobrevivente. O casamento e os filhos vieram a seguir. Ao longo desse tempo, ela nunca desistiu do seu sonho: ser escritora. Aos 48 anos, as suas histórias - sobre mulheres a lutar num mundo difícil - encontraram por fim um editor. Não tardaram a encantar milhares de leitores por todo o mundo. Lesley começava de novo.
Tão comovente quanto inspiradora, a história de Lesley Pearse revela-nos um percurso pleno de surpresas e de esperança...


A Família Hitler, de David Gardner
A intrigante história dos familiares que sobreviveram a Adolf Hitler. O que aconteceu aos irmãos e sobrinhos do ditador nazi? Após uma longa investivagação, o jornalista demostra que alguns dos irmãos conseguiram sobreviver e fugir para os EUA. E que outros fizeram um pacto para não terem filhos e não perpertuarem os genes de Adolf Hitler.

O Guia para Não Fazer Nada, de Jenny Odell
Um dos "livros favoritos" de Barack Obama, parece, no início, um manual de autoajuda, mas depois transforma-se num manifesto político. Mais do que nunca, fazer “nada” tornou-se um ato difícil e desafiador. Porque, em tempos em que o nosso valor parece ser medido pela produtividade, resistir a essa pressão pode ser uma forma de subversão. 

Conhece, aqui, outras novidades não-ficcionais da Leya, com a chancela Casa das Letras.