terça-feira, 2 de dezembro de 2014

«Inventário Ilustrado dos Animais», um álbum com ilustrações de animais de todo o mundo

Inventário Ilustrado dos Animais (80 páginas, Faktoria K de Livros, Dez. 2014) é o 3.º título de Virginie Aladjidi, que em Portugal é publicado. Desta obra destacam-se as ilustrações realistas dos animais elaboradas a aguarela por Emmanuelle Tchoukriel. Segundo a editora esta obra é recomendada a leitores a partir dos 6 anos.

Sinopse
Neste inventário não exaustivo, os animais são classificados de forma a dar ao leitor uma ideia do meio ambiente em que vivem…
O Inventário ilustrado dos animais reúne cerca de 80 espécies que vivem em lugares muito diversos do planeta, mas que parte delas está também presente na nossa geografia. Para cada animal, à semelhança do Inventário ilustrado das árvores [ver aqui] e do Inventário ilustrado dos animais com cauda [ver aqui], é indicado o nome comum e científico, a classificação zoológica e uma breve descrição.
Virginie Aladjidi redigiu a obra e Emmanuelle Tchoukriel fez as ilustrações, que se destacam pelo realismo na representação dos animais e pela mestria no uso da aguarela e no jogo de transparências.
Um álbum científico e instrutivo, acessível a leitores de todas as idades, para aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade e sensibilizar para a necessidade de preservação da natureza.
«Cisne-branco e o seu pinto
Cygnus olor
Classe: AVE
O cisne adulto tem o pescoço comprido e flexível, a plumagem branca e as patas e os pés pretos.
O bico, de um vermelho-alaranjado, tem uma mancha preta na ponta. O cisne ganha velocidade a correr sobre a água antes de deslocar e voa muito bem apesar do seu peso. Pode transportar a sua cria às costas.» [do texto descritivo]
Fotografia encontrada no blogue de Virginie Aladjini

«Algumas destas espécies estão ameaçadas, como o tigre ou o chimpanzé; outras, como o rinoceronte-preto, a foca-monge-do-mediterrâneo e a tartaruga-de-couro, estão em vias de extinção ou, inclusivamente, já desapareceram em estado selvagem, como o órix. Oxalá esta obra possa contribuir para aumentar a vontade de protegê-las e, de uma maneira geral, para estimular a nossa curiosidade e o nosso respeito por estes seres tão belos.» [do Prólogo]
http://issuu.com/kalandraka.com/docs/inventario-animais-pt/1?e=4311459/10081076

1 comentário:

Angelina Violante disse...

O meu filho ia adorar um livro destes, pena não poder comprar!!!