segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Editor e autor nonagenário funda a 4 Estações Editora e publica 2 obras


de DeMoura

Data de publicação: Setembro de 2014
Género: Contos
Páginas: 200

Com temas, cenários e personagens totalmente distintos, estes dez contos muito criativos formam, no seu conjunto, um painel multifacetado de um mundo terrível e maravilhoso, generoso e cruel, onde se cruzam vidas singulares, insignificantes, criativas, inúteis, bondosas e maléficas.
Escritos num estilo informal, solto e com grande apelo visual, permitem ao leitor usufruir do texto quase como se assistisse a um filme ou ouvisse um relato oral.
Neste livro de contos encontrará dez com os mais variados temas, escritos num estilo fluido e com marcado suspense, como que o relato oral de um personagem imaginário.

Deparar-se-á com grande diversidade, acredite, desde as agruras de um touro na arena até ao profundo sofrimento de um ciumento por imaginar o irreal. Além de um caso muito mal explicado de um plágio de um conto, incrível obra de um pintor, saberá sobre a via crucis de um professor com um chip implantado no cérebro.
E mais, o sonho quimérico de um agente de viagens em produzir um elixir anticalvície e, também, um doloroso e inquietante caso de regressão absolutamente confirmado. Ainda, mais, a aventura de um sagui que convive na sociedade e que depois deseja implantar a sociedade de consumo na floresta. Numa outra estória, as peripécias extraordinárias de dois rapazes às voltas com o cadáver de uma tia… e com bandidos. Finalmente, acompanhará o longo passar das horas de um prisioneiro político no Aljube, injuriado pelas constantes badaladas do sino da Sé, e não só.




de DeMoura

Data de publicação: Setembro de 2014
Género: Romance
Páginas: 200

Esta é a estória de uma relação de amor feliz que uma gravidez interrompida não consensual prejudicou. 
O autor conta a estória dessa relação em ordem não sequencial, com o apoio das versões dos próprios protagonistas, Filipe, um homem em busca de um amor verdadeiro, e Érica, uma crisálida que se transformou numa esplendorosa borboleta, mas que no amor é sujeita a arrebatamentos imprevisíveis. 
O amor e a raiva, a ternura e o ciúme, a intolerância e o egoísmo, como a incompreensão, são como notas musicais que servem a uma sinfonia bela, empolgante e desafi ante como a vida.

O que é o amor? E o amar? Como nasce? Como morre? Porquê? Filipe, protagonista desta novela, afi rma que o amor resulta de uma química de atração, como os elementos que se atraem ou se repelem. Será? 
Uma vez desaparecido, pode realmente o amor renascer e voltar à intensidade anterior? Até que ponto os homens conseguem entender e viver a gravidez das suas mulheres? 
Para Érica, a outra protagonista, mais do que um mero fenómeno fisiológico, a gravidez é um maravilhoso milagre. Será que é o que sentem em geral as mulheres? 
E a interrupção da gravidez? Como é aceite pela mulher? E pelo homem? No que difere quando é consensual, decisão individual ou acidental? E o que pode representar para o futuro do casal? 
Consegue uma jovem transformar-se profundamente graças a uma relação de amor? Ou isso só acontece na ficção? Esta novela levanta no seu decurso estas perguntas e tenta dar respostas. Leia O Escultor de Almas e responda para si mesmo.

O autor
DeMoura é o nome literário de Mário Mendes de Moura, editor durante sessenta anos no Brasil (Fundo de Cultura, Páginas, Vértice, etc.), em Espanha (PluralSingular) e Portugal (Pergaminho, Arte Plural, Bico de Pena e Vogais & Companhia). Editou globalmente mais de três mil títulos e para além de quarenta milhões de exemplares.
Emigrado de Portugal após a faculdade, em razão da sua militância antifascista (MUD Juvenil), viveu fora do país quarenta anos, na Venezuela, no Canadá e sobretudo no Brasil. Com 21 anos escreveu O Campismo na Vida Moderna (Biblioteca Cosmos) em apoio ao seu esforço de introdução do campismo desportivo em Portugal.
Em finais de 2010, após a venda da Vogais & Co., desfruta de alguns anos sabáticos… mais leituras e viagens.
A partir de 2013 (aos 89 anos) dedica-se à escrita. O Escultor de Almas, assim como O Contador de Estórias, são os primeiros títulos publicados na coleção Estação Primavera e nesta editora.


Sobre a 4 Estações Editora
Fundada em 2014 esta Editora pretende criar um espaço definido no mundo editorial português, ou seja não ficaremos a perseguir os best sellers das listas internacionais. Privilegiará, sim, autores de língua portuguesa, tanto na ficção literária como em outras áreas, onde editará literatura juvenil, espiritualidade, medicinas alternativas e livros práticos.
A comunhão de objetivos com os autores e a elaboração de projetos em conjunto será a sua forma de trabalho.
A direção editorial está nas mãos de dois profissionais: Mário de Moura, editor com longa experiência, e  Ione França, poeta e editora das Vogais & Companhia Lda, diretora durante mais de 12 anos da Pergaminho Distribuidora.
A 4 Estações garante uma distribuição ampla, comprometendo-se com a presença nas tão esquecidas livrarias, assim como nas cadeias de livrarias e nas grandes superfícies. Obviamente também a venda pela internet e a edição de ebooks.


Sem comentários: