sábado, 6 de dezembro de 2014

Nova edição da obra infanto-juvenil «Conversas com versos», de Maria Alberta Menéres

Conversas com versos

Maria Alberta Menéres, com a sua imaginação, conversa em versos, inventa mundos, imagens e amigos, inventa perguntas e respostas, transporta a sua Poesia para o mundo das crianças eternas, e no tempo interno de cada uma provoca um espanto novo.

Três gerações participam nesta nova edição: mãe, filha e neta. Maria Alberta Menéres escreve, Géninha Melo e Castro canta, Mariana Melo ilustra.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada no 1.º ano.

Esta edição conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que em 1986 atribuíu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens a Maria Alberta Menéres, "pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade".

Esta edição conta também com o apoio da RTP 1, RTP 2 e da Antena 1.

Ouve aqui 'O Meu Chapéu / Consulta', com a participação de Ney Matogrosso.
As autoras (foto retirada daqui)
Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia. Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela). Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".  

Sem comentários: