terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Os melhores livros de 2014 são...

Como já é apanágio deste blogue literário no fim de cada ano, a um dia de 2014 terminar, venho partilhar o TOP13 dos melhores livros publicados e lidos por mim este ano.

Em comparação a 2013 li menos 18 livros. Mas mesmo assim foram mais de 100 as obras que ganharam novo lugar nas estantes cá de casa. Consumidor acérrimo de literatura estrangeira, em 2014 apenas 30% dos livros lidos é que foram de autores portugueses, a maioria deles de escritores não novatos, digamos assim. Ainda não foi este ano que quis pegar em livros de autores tão falados como Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe ou João Tordo. Quanto mais lhes são dirigidas críticas positivas, quantos mais prémios recebem... menos apetece-me pegar nos seus livros. Gosto de remar contra a maré no que se refere a modas literárias; é uma maçada ler o que todos lêem!

Foram 74 os textos críticos sobre livros que publiquei aqui no Silêncios, a sua maioria saídos em 2014, de diversos géneros literários e de variadas editoras com quem mantenho colaboração. A par das novidades editorias do ano li grandes clássicos de autores consagrados como Tolstoi, Kafka, Oscar Wilde e Henry James. Além de ter lido muitos clássicos tirei muito prazer da leitura de livros infanto-juvenis com grandes mensagens - alguns deles estão mencionados na lista abaixo.

O meu TOP13 de livros publicados em 2014 é:
Autobiografia, de Thomas Bernhard (Sistema Solar)

Fernando Pessoa - O Romance, de Sónia Louro (Saída de Emergência)


A Borboleta Voando no Vazio, de Chuang Tzu e Lié Tzu (Dinalivro)


O Dia do Fim, de Nicholas Shrady (Texto Editores)

A Montanha e o Titanic, de Luísa Franco (Edições Parsifal)

Passagens, de Teolinda Gersão (Sextante)

O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (Nascente)

A Linguagem Corporal Revela o que as Palavras Escondem, de António Sacavém, Patryk Wezowski e Kasia Wezowski (Top Books)


Colheita, de Jim Crace (Editrial Presença)

Amigos, de Eric Carle (Kalandraka)

Antoine de Saint-Exupéry - Biografia, de Paul Webster (Vogais)

Tia Guida, de André Fernandes (Chiado Editora)
Ícaro, de Federico Delicado (Kaladraka)

Basta clicarem nas hiperlgações apensas e poderão ler os textos completos sobre cada livro destacado, resultado das minhas escolhas pessoalíssimas.
Eis o meu TOP13 de 2013.
Se quiserem partilhar as vossas leituras preferidas de 2014 usem a caixa de comentários deste post. Que 2015 seja um ano de mais e melhores leituras para todos.

3 comentários:

SOL da Esteva disse...

Uma resenha significativa de Obras (uma parte delas não li) que dão ideia das tendências pessoais.
Não deixa de ser interessante pois aguça ou estimula a procura do conhecimento.
Aproveito para desejar um 2015 pleno de felicidade.


Abraços



SOL

redonda disse...

Um Bom Ano!
Gábi

Denise disse...

Leituras muito interessante :)

Um BOM ANO!