domingo, 7 de dezembro de 2014

«O Quarto Alugado», biografia romanceada de Fernando Pessoa, de Ricardo Belo de Morais

O Quarto Alugado (192 pp.), publicado pela editora Verso de Kapa, é uma das duas biografias romanceadas de Fernando Pessoa, dadas à estampa em Novembro de 2014. A outra intitula-se Fernando Pessoa - O Romance (Editora Saída de Emergência), de Sónia Louro.

O Quarto Alugado
de Ricardo Belo de Morais


Inclui um caderno de fotos a preto e branco.
Sinopse
25 de abril de 1974.
Enquanto assiste à Revolução dos Cravos, e olhando para a janela do quarto onde Fernando Pessoa viveu, no Largo do Carmo nº 18, Vicente Guedes, um dos seus heterónimos, decide revelar a sua existência. Para tanto, resolve escrever as suas memórias, porque se apercebe que, com a chegada da tão esperada liberdade, a vastíssima obra de Fernando Pessoa pode, finalmente, ser totalmente publicada, sem censura, e passar a ser conhecida por todos. Aquele que conhecemos como uma personagem fictícia, criada para escrever a primeira fase do «Livro do Desassossego», conta-nos assim a vida de Fernando Pessoa. E revela todas as aventuras e desventuras do seu amigo, desde que este chegou a Lisboa, vindo da África do Sul, até à sua morte. Além disso, Vicente Guedes relata ainda todo percurso da extensa obra de Pessoa, até ao fim do Estado Novo.
Na pele de biógrafo, Guedes dá-nos uma visão abrangente e emocionada do Pessoa que foi um verdadeiro perseguidor de sonhos - e que é, actualmente, o mais universal dos escritores portugueses.


Fotografia do autor retirada daqui
O autor
Jornalista, Escritor e Consultor de Comunicação, cursou Direito na Universidade de Lisboa e Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Foi fundador da rádio XFM, como jornalista, produtor e animador, colaborando pontualmente com as estações "irmãs", Energia e TSF. A partir de 1995, iniciou uma colaboração regular com a revista Notícias Magazine, trabalhando também em assessoria cultural com o Clube Português de Artes e Ideias e a Câmara Municipal de Lisboa, na extinta EBAHL (hoje EGEAC) e na coordenação do gabinete de imprensa das Festas de Lisboa, até 1997. É então convidado a integrar a equipa da agência NR/Hill & Knowlton, daí saindo para fundar a agência Multicom. Foi consultor de marketing e comunicação da Associação Portuguesa de Franchise, ligou-se como cronista à revista Franchising & New Business e voltou à rádio, como animador, aos microfones da Rádio Paris Lisboa. Editou o poemário «Paixão ou A Batalha Contra as Sombras», com prefácio de Mafalda Arnauth e Carlos Pinto Coelho. É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa desde 2012. Edita, desde 2013, o projecto online de divulgação pessoana “O Meu Pessoa”, presente no Facebook, no Twitter e na blogosfera. Orienta, em Lisboa, visitas guiadas ligadas à temática pessoana e presta assessoria, nesta área, a projectos turísticos, empresariais e culturais.


Sem comentários: