terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dinalivro lança novo título - «Filosofia da Música» - da colecção 'Filosofia Pública'


Filosofia da Música
Uma Antologia
de Vítor Guerreiro (organizador e tradutor)

Sinopse
A expressão «filosofia da música» pode suscitar alguma estra-nheza, embora a música seja, desde que existe, uma fonte de perplexidades que não conseguimos resolver apenas olhando para o mundo. Em que consiste algo ser música? Que relação há ao certo entre a música e a expressão de emoções? Poderá a música representar algo da realidade extramusical? O que distingue a perceção musical de outros géneros de perceção? O que é isso de compreender a música?
Para responder a estas perguntas, não basta descrever o que se pensa ou pensou sobre o assunto ao longo do tempo e em várias culturas, embora essa informação seja relevante. Respon-der-lhes envolve um trabalho conceptual paciente, imaginando soluções plausíveis e pondo-as à prova. Este livro oferece ao leitor instrumentos para que reflita sobre as respostas alternati-vas, avaliando-as por si. Aqui terá à sua disposição uma seleção de textos de alguns dos principais filósofos contemporâneos que escrevem sobre música e em cuja companhia poderá pro-curar uma perspetiva mais esclarecida.

Público-alvo: público em geral, professores e estudantes não só de Música, mas também de Filosofia, sobretudo Estética.

Vítor Guerreiro nasceu no Barreiro em 1977. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 2009 é doutorando em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação concentram-se na estética e filosofia da arte, em particular na filosofia da música. É coautor do Dicionário Escolar de Filosofia (Plátano) e tradutor de diversas obras filosóficas.

Outros títulos com a mesma temática, da editora Dinalivro, de interesse:






Sem comentários: