terça-feira, 12 de março de 2019

«Má», de Chloé Esposito

Editora: Bertrand
Data de publicação: 09/02/2019
N.º de páginas: 320
O segundo volume da trilogia Mad, Bad, and Dangerous to Know foi publicado em Julho de 2018 em Inglaterra. A tradução portuguesa, a cargo de Fernanda Oliveira, chegou há um mês às livrarias, e traz-nos de volta a arrebatadora, malévola e perversa Alvie Knightly.
A história começa exatamente onde o primeiro livro parou: Nino foge de Londres e leva consigo o Lamborghini e muito dinheiro, “prémios” que ganhou juntamente com Alvie após os desfalques que cometeram na Sicília. Ao acordar no Ritz, a britânica não quer acreditar que o namorado passou-lhe a perna. Esta femme-fatale (em ambos os sentidos do termo) está irritada e jura vingança.
Nos sete dias seguintes, as capitais europeias Londres, Bucareste e Roma são “abaladas” por um tsunâmi chamado ‘Alvie’, cujas "réplicas" atingirão padres, freiras, prostitutas…
Nesta nova aventura recheada de sexo, adrenalina e humor, esta anti-heroína a quem Chloé Esposito deu vida, vem apresentar aos leitores uma nova faceta sua: além de insana, sociopata e assassina, ela também é pirómana.
Quem leu Louca, sabe que a megalomaníaca narradora desta trilogia é o tipo de pessoa que adoramos ou odiamos, mas que em qualquer um dos casos, é uma personnage que não conseguimos esquecer tão cedo.
é um romance cujo enredo garante que nenhum leitor sensato leve a história a sério. Além de menos engraçado e envolvente, há episódios nesta nova história que parecem completamente surreais. Se no primeiro livro, Chloé Esposito conseguiu fazer-se notar pela novidade da sua escrita mordaz e inteligente, neste segundo título da trilogia o mesmo já não acontece. O enredo também sobrevive pelas sobras da primeira história, e nota-se que os acontecimentos são forçados, ou que tiveram pouco tempo para serem matutados pela escritora.

Porque é que desejo as coisas que me destroem?
Vou focar-me em matar. Vou fazer carreira disso.

15 comentários:

Alexandra Guimarães disse...

Tenho este livro em minha casa, mas gostaria de ler primeiro o "Louca" (que não tenho). Pena que o segundo livro não tenha conseguido cativar como o primeiro.

Ana Vieira disse...

Obrigada pela partilha de opinião. Li o primeiro livro e não fiquei fã e penso que fico por aqui, sem conhecer o final de Alvie. Não gosto muito de narrativas surreais... Boas leituras!

Marta disse...

Deve ser uma leitura interessante para descontrair...

Inês disse...

Gostei bastante do primeiro livro, acho que este também será bom :)

Marlene Santos disse...

Gostava muito de ler este livro porque me parece fascinante..

André Silva disse...

A mim parece-me interessante, vou ler!

Sílvia Caseiro disse...

Adorava ler este livro :)

Catarina disse...

Li o "Louca" e gostei muito, tenho que ler o segundo volume

Butterfly disse...

Parece-me uma boa história para ler 😊

Nuno Antunes disse...

parece-me um livro interessante e com um ritmo rápido, gostava de ler!

candida disse...

Quero muito ler este livro :)

Rita Lopes disse...

Estou muito curiosa com este livro.

Jorge Martins disse...

Deve ser deveras interessante

Diana Santos disse...

Adorava poder ler este livro, já ando a algum tempo para o comprar :)

Susana Gomes disse...

Adorei o 1º livro e agora estou super curiosa com este!
Boas leituras para todos!