segunda-feira, 18 de junho de 2018

As cartas que Nelson Mandela escreveu durante o seu cárcere (1962-1990)

Na segunda semana de Julho está previsto a publicação, pela Porto Editora, das centenas de cartas escritas por Nelson Mandela (1918-2013) durante o período de 27 anos em que esteve na prisão.
As Cartas da Prisão de Nelson Mandela (752 pp.) tem prefácio de Zamaswazi Dlamini-Mandela, a neta do ex-prisioneiro n.º 46664, e edição do jornalista Sahm Venter, que cobriu a libertação do revolucionário anti-apartheid.
Texto sinóptico
Preso em 1962, quando o regime do apartheid na África do Sul intensificava a sua campanha brutal contra os opositores políticos, o advogado e ativista do Congresso Nacional Africano Nelson Mandela, então com quarenta e quatro anos, não fazia a menor ideia de que passaria os vinte e sete anos seguintes na prisão. Durante os seus 10 052 dias de encarceramento, o futuro líder da África do Sul escreveu uma imensa quantidade de cartas às inflexíveis autoridades prisionais, a companheiros ativistas, a responsáveis governamentais e, acima de tudo, à sua corajosa mulher, Winnie, e aos cinco filhos.
Agora, no centenário do seu nascimento, 255 dessas cartas, muitas das quais nunca antes tornadas públicas, são compiladas num volume que as organiza cronologicamente, dividindo-as pelas quatro instituições prisionais por onde passou até à sua libertação, a 11 de fevereiro de 1990.
Ilustrado com reproduções de alguns dos seus escritos, este é um documento de um valor excecional para o conhecimento desta que foi uma das figuras mais inspiradoras do século XX, revelando-o como pai e marido extremoso, como um lutador incansável pelos direitos humanos e, acima de tudo, como homem de uma coragem imperturbável, que se recusou a comprometer os seus valores mesmo quando confrontado com um enorme sofrimento.

Críticas de imprensa
«As palavras de Madiba são como uma bússola num mar de mudança, um pedaço de terreno sólido entre correntes rodopiantes.»
Barack Obama

«Um contributo valioso para a nossa compreensão de uma das mais vitais figuras da história.»
Kirkus Reviews

2 comentários:

Maria Dias disse...

Achei muito interessante. Fiquei muito curiosa, adorava ler este livro

Arnaldo Santos disse...

Um excelente livro divulgando cartas históricas que Nelson Mandela escreveu enquanto esteve preso, devido ao lamentável regime do aparteid da África do Sul. Quem não conhece estas cartas deveria ler este livro, para ficar a saber o que a demência humana faz em nome da estupidez!