quinta-feira, 28 de junho de 2018

Novidades Edições Sílabo

Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica, de Ana Macedo
Este livro conduz o leitor ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades uma vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.
Neste livro podem distinguir-se três áreas temáticas principais: terminologia e definição de conceitos; estratégias clínicas na abordagem de pessoas com diferentes identidades de género; e, especificidades em saúde (e doença) de pessoas com diferentes orientações sexuais e diferentes identidades de género.
Ao longo do texto o leitor é convidado a reaprender uma terminologia tão familiar quanto desconhecida, que por parecer óbvia é muitas e muitas vezes utilizada de forma desadequada. Mergulhando mais a fundo, e no que concerne à identidade de género, o texto conta-nos histórias, questiona o que é um homem? o que é uma mulher? Apresenta uma revisão da literatura médica sobre a melhor abordagem clínica em pessoas com diferentes identidades de género e sobre especificidades em saúde de pessoas com diferentes orientações sexuais ou diferentes identidades de género, descrevendo e exemplificando histórias clínicas, exame objetivo e focando-se na epidemiologia e apresentação clínica de diversas patologias.
Um livro útil a médicos, profissionais de saúde, educadores, mães, pais e todos aqueles que, qualquer que seja o motivo, pretendam obter informação e conhecimentos sobre um tema que desperta interesse e atenção crescente nas comunidades humanas e procuram pistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Redes Sociais – Para uma Compreensão Multidisciplinar da Sociedade
Redes de comunicação, redes de tráfico, redes informáticas, redes virtuais, redes de transporte, redes por cabo, redes familiares, redes de amigos, redes de profissionais, entre tantas outras, estão enraizadas e servem de suporte às nossas atividades quotidianas. São uma das componentes mais importantes na estrutura das relações sociais entre pessoas, organizações e grupos, através das quais se partilham valores, expetativas e interesses numa enorme quantidade de fluxos que as colocam num nível de complexidade elevado.
Conhecer e compreender a complexidade das redes sociais e a multiplicidade de configurações que lhes são inerentes é um dos maiores desafios dos nossos dias. Descodificá-las e compreendê-las implica uma viagem até aos seus novos paradigmas, colocando aos interventores sociais, à comunidade académica e a todos os que sobre elas se debruçam, um conjunto de desafios que exige uma abordagem multidisciplinar que convoca, entre outras disciplinas, a antropologia, a sociologia, a política, a psicologia e a matemática.
A abordagem multidisciplinar que o leitor encontrará neste livro, traduz um contributo significativo de alguns especialistas de várias nacionalidades no estudo das redes através da apresentação de diversas perspetivas analíticas de temas tão variados como as redes sociais na saúde, os social media, as redes de intervenção social e as redes de luta contra a pobreza, entre outras. É esta riqueza multidisciplinar incorporada neste livro, que permite aos seus coordenadores dar o seu contributo para apresentar um conjunto de clarificações teóricas e metodológicas, bem como fornecer pistas para a ação.
 www.silabo.pt 

2 comentários:

A MI num blog disse...

Obrigada por nos colocar a par das novidades. Temas interessantes e actuais os destes livros.

Lídia Fróis disse...

Um livro interessante!