terça-feira, 21 de junho de 2022

«A Noite é um Jogo, de Camilla» Läckberg

Editora: Suma de Letras
Data de publicação: 13/06/2022
N.º de páginas: 130

Todos sabemos que não existem famílias perfeitas, sem segredos e sem mentiras. Por mais que as aparências as mostrem harmoniosas e felizes, dentro de portas fechadas o cenário, muitas vezes, é bem diferente.
Camilla Läckberg, uma mestre a dissecar as várias nuances da psique humana, assenta o seu mais recente romance em torno de personagens funcionais e completos superficialmente, mas miseráveis e estragados no seu âmago.
Max, Martina, Liv e Anton conhecem-se desde a infância. São jovens que frequentam o último ano do liceu, em Estocolmo. Para celebrar o réveillon, decidem fazer uma festa de arromba, na casa de um deles. Apenas os quatro: «sempre foram só eles (...) desde o jardim-de-infância (…). Uniram-se gradualmente ao longo da vida (...) é como se tivessem construído um muro à volta deles, que os protege do mundo exterior.» Poucas horas antes da meia-noite, começam a beber, a flertar e um deles tem a ideia de apimentarem o serão com um jogo de verdade ou consequência. Todos escondem segredos terríveis, que os atormentam psicologicamente, mas nenhum se recusa a jogar e, quiçá, revelar aos outros as suas vulnerabilidades.

Uma outra festa se passa na casa ao lado, onde os pais do grupo - também eles amigos íntimos há muitos anos - se divertem, dançando e brindando. A poucos momentos da mudança de ano, já o grupo está com muito álcool a circular no sangue. Os jovens confessam - «De vez em quando aquele que está a falar chora, às vezes choram os que estão a ouvir» - que os pais vivem num mundo regido pelas aparências: «Estão sempre a fingir que está tudo bem…» Segredos e mentiras revelam-se e são expostas à luz.

«Em silêncio, olham a escuridão, na direção da outra festa.»

Traduzido do sueco por Elin Baginha, A Noite é um Jogo revela uma história intrincada, concisa, centrada num grupo de personagens que a nível psicológico, estão genialmente bem arquitectadas.
Läckberg esmerou-se neste seu último tríler psicológico, género literário que esta autora best-seller, a Rainha do Crime da Suécia, se estreou em 2019.
A Noite é um Jogo tem tão poucas páginas, mas isso não desanima. Devido à astúcia e brilhantismo com que Camilla Läckberg descreve os segredos e traumas dos personagens, o leitor termina de folhear a última página com grande estupefação e satisfação - o epílogo revela uma originalidade muito fora de série. Da autora, encontram-se também publicados no catálogo da Suma de Letras: Uma Gaiola de Ouro (2019), Asas de Prata (2020) e Mulheres que não perdoam (2021).

Sem comentários: