segunda-feira, 20 de junho de 2022

Novidades infantis da Kalandraka

Identidade, autoestima, diversidade, amizade, socialização, e viagem - de mão em mão - de um misterioso bilhete. Estas são as temáticas de dois novos álbuns ilustrados publicados pela Kalandraka.

Uma cor apenas sua
Texto e Ilustrações de Leo Lionni

Os papagaios são verdes.
Os peixes-dourados são vermelhos.
Os elefantes são cinzentos.
Os porcos são cor-de-rosa.
Todos os animais têm a sua cor própria.
Exceto os camaleões.

A aventura de um camaleão em busca da sua identidade e a descoberta final de que o importante não é deixar de mudar de cor, mas compartilhá-la com alguém, constituem o leitmotiv desta narrativa. De facto, a mestria de Leo Lionni não necessita de artifícios para transmitir ao leitor que as emoções do camaleão são também as dele e que as suas incertezas são igualmente compartilhadas. Uma cor apenas sua desvela, assim, o sentido de unicidade e, ao mesmo tempo, de pertença e ciclicidade que caracterizam a existência dos seres vivos.


O bilhete

Texto de Pilar Serrano Burgos
Ilustrações de Daniel Montero Galán


A Eva saía sempre de casa como um foguete para chegar
pontualmente à escola. Uma manhã, ao tirar os cadernos
da mochila, caiu-lhe um papel ao chão.
A Eva leu-o e pô-lo em cima do estojo do José…

Um bilhete, cujo conteúdo ignoramos, vai passando de mão em mão, numa troca constante, ao longo da qual vamos conhecendo o bairro onde decorre esta emocionante e divertida história – os edifícios, as ruas, a escola, o centro de saúde, o parque e até o subsolo ; bem como os seus habitantes – crianças, mães, idosos… – ou as suas profissões; já para não falar das diferentes formas como a intrigante mensagem do bilhete vai sendo partilhada e divulgada. Neste livro em formato de acordeão, a leitura não se esgota numa única passagem; mas, volta após volta, sucedem-se novas e não menos surpreendentes descobertas e até o leitor é convidado a continuar, com novos argumentos narrativos, as alegres aventuras de O bilhete.

Outra publicação recente da Kalandraka: Viver - Um novo olhar sobre os animais.

Sem comentários: