quarta-feira, 6 de abril de 2022

Mais de duas mãos cheias de belíssimos álbuns ilustrados infantis chegam às livrarias este mês

Pig, o Pug, de Aaron Blabey
O Pig tem um paciente e fiel amigo, o Tobias, um salsichinha que não desiste de buscar no Pig o que este tem de melhor. O Pig é um cão, mas não é um cão normal. É do mais egoísta que possas imaginar. Está sempre mal-humorado e é muito malcriado. Nunca quer partilhar nada, e o pobre do Tobias carrega com as culpas das suas travessuras. Mas algo de inesperado vai suceder. Felizmente, Pig, o Pug vai aprender uma importante lição. Será?

Adoro-te Daqui Até à Lua (e Mais Além), de Amelia Hepworth e Tim Warnes
Qualquer momento serve para a Mamã ou Papá Urso declarar o seu amor infinito ao bebé Urso: quando sobem as montanhas ou chapinham na água, quando dão beijinhos à esquimó ou se aconchegam para dormir, desde que o Sol nasce até que a Lua brilha no céu. 

Molha-tolos, de Fernando Pérez Hernando
De uma adversidade, como a chuva que atinge o lar de uma família de aves, surge a oportunidade para que as suas jovens crias aprendam umas com as outras e enriqueçam mutuamente os seus conhecimentos, com a ajuda da sábia mamã pássaro. «Molha-tolos» é um álbum ilustrado que, na sua simplicidade, apresenta uma história circular; uma espécie de metáfora desta sociedade individualista que, a partir da solidariedade, da convivência, da coletividade e da comunicação, pode certamente melhorar.

Brincamos às Escondidas, de Verónica Fabregat
Um livro sem palavras. Um jogo conhecido.
Sete amigos na floresta. Mil recantos para explorar.
Entretanto, anoitece. Há um menino que não aparece.
Uma pequena aventura com final feliz.


Porque Temos Medo?, de Fran Pintadera e Ana Sender
Um álbum ilustrado cheio de poesia, para nos lembrar que o medo nos acompanha desde sempre e precisa de ser expressado; nos põe alerta e nos dá a oportunidade de chegar a lugares inexplorados do nosso interior. 

Filas de Sonhos, de Rita Sineiro e Laia Domènech
Um conto sobre a crise dos refugiados vista pelos olhos de um menino fechado
num campo de acolhimentoInspirado no pequeno Alan, que apareceu afogado numa praia da Turquia. As ilustrações, em tons pastel, destacam-se pela sua grande beleza e pela contenção cromática e formal. Um álbum emotivo, profundo e terno, com toques de humor e com um final comovente que nos ajuda a ver a crise dos refugiados a partir de dentro, com empatia.

A Luva Vermelha, de Francesca Pirrone
Na ponta mais a norte do mundo, numa terra coberta de neve todo o ano, um homem perdeu uma das suas luvas vermelhas. Só deu pela perda quando chegou a casa, mas a luva perdida não passou despercebida… 

Para de Mentir, Nina!, de Isabella Paglia e Paolo Proietti
A Nina é uma menina travessa que faz muitas asneiras… e, para escapar aos ralhetes da família, inventa um monte de mentiras. O pior é quando essas mentiras lhe começam a aparecer na forma de monstros, engraçados e barulhentos, mas também pesados e volumosos!A Nina já não aguenta mais monstros. Como se vai livrar deles?

Viver - Um novo olhar sobre os animais, de Virginie Aladjidi, Caroline Pellissier e Emmanuelle Tchoukriel
Este espetacular livro de grande formato apresenta mais de 200 espécies de animais de todo o planeta e constitui uma ode à diversidade e singularidade do mundo. Graças à etologia, a ciência dos comportamentos animais, tem-se chegado à conclusão de que estes, tal como os seres humanos, têm emoções e, por vezes, empatia, podendo, alguns deles, chegar a pressentir a sua morte e a dos seus congéneres. Na sequência destes estudos, que continuam a ser aperfeiçoados, nasceu a ideia deste livro, cujas temáticas por capítulos são comuns ao homem e ao animal, seguindo uma ordem cronológica: do nascimento até à morte, passando pela reprodução, a alimentação ou a deslocação; para além de abordarem a sua capacidade para brincar, comunicar, viver em comunidade e, inclusivamente, usar ferramentas para caçar, explorar ou construir os seus lares. O resultado é, pois, um sem-fim de curiosidades sobre aves, mamíferos, répteis, insetos, peixes ou invertebrados marinhos, que não só constitui uma útil e prática ferramenta de aprendizagem, como lança, ainda, um olhar inédito sobre a vida dos animais!

Um Mundo Melhor, de Alison Green
Imagine um mundo onde todas as pessoas são boas…como podemos tornar isso possível?Um livro inspirador, que nos mostra várias maneiras de podermos ser melhores e de ajudar os outros, fazendo o bem, através pequenos gestos de bondade que fazem a diferença.
Axel Scheffler é um premiado ilustrador alemão, autor de alguns dos livros infantis mais amados do mundo. Os seus livros foram publicados em vários idiomas e o seu trabalho já foi exibido em todo o mundo.

Não te Esqueças, de Jane Godwin e Anna Walker
Por vezes, andamos tão ocupados que nos esquecemos de dar valor às pequenas coisas. E são tantas as coisas que é preciso não esquecer: as tarefas diárias, como lavar os dentes ou fazer os trabalhos de casa, os gestos simples, como oferecer um sorriso ou ouvir o som das árvores, ou coisas maiores, como sonhar ou imaginar. Só assim poderemos celebrar em pleno a vida.

O Livro que não Quer Ser Lido, de David Sundin
Uma declaração de amor pela união que ocorre no momento em que, geralmente na hora de dormir, um pai lê em voz alta a uma criança, na fase em que esta ainda não sabe ler e anda fascinada com o facto de aqueles gatafunhos que estão nas páginas poderem conter todos aqueles contos de fadas e personagens.

Conhece, aqui, outros álbuns ilustrados infantis recentes.

Sem comentários: