quinta-feira, 14 de abril de 2022

Clássicos de Estratégia «A Arte da Guerra» e «O Livro dos Cinco Anéis» ganham novas edições

A Arte da Guerra é, por certo, o mais famoso tratado sobre estratégia alguma vez escrito. Porém, muito mais do que ter inspirado grandes mestres guerreiros, como os samurais japoneses, ou génios militares, como Napoleão Bonaparte, é a referência essencial para todos os que desejam atingir o sucesso nos negócios, na carreira e na vida. Esta nova tradução, do original chinês para a língua portuguesa, oferece ao leitor uma forma renovada de ler A Arte da Guerra, sem as reinterpretações que a descaracterizaram ao longo dos tempos, recuperando uma obra que mantém uma incrível atualidade e importância.

Pensa-se que Sun Tzu tenha sido um general, estratega e filósofo do Período dos Reinos Combatentes do Império Chinês, em meados do século V a.C. É-lhe atribuída a autoria de A Arte da Guerra, o mais influente e duradouro tratado do mundo sobre estratégia militar, apesar de hoje essa possibilidade ser discutida – e, mesmo, a existência do próprio Sun Tzu.

 

Escrito por volta de 1645, O Livro dos Cinco Anéis, ou Go Rin No Sho, é um dos mais reconhecidos tratados sobre estratégia alguma vez escritos. Pensado como um compêndio do estilo de combate que Miyamoto Musashi – o mais famoso dos samurais – desenvolveu ao longo da vida, a obra acabou por se tornar uma referência intemporal. Através de diversas técnicas e raciocínios simples, mas poderosos, e de um valioso conjunto de princípios morais, este livro revela-se um guia que, mais de três séculos e meio após ser escrito, continua a orientar todos aqueles que desejam vencer, seja ao nível dos negócios, da carreira ou da vida pessoal.

Miyamoto Musashi (1584-1645) é o mais famoso samurai de todos os tempos e um dos mais admirados heróis japoneses.

Sem comentários: