quinta-feira, 28 de abril de 2022

As novidades de Maio da Bertrand Editora

Eis as novidades de ficção e de não-ficção da Bertrand Editora, previstas para o mês de Maio.

Quando a Noite Cai
de Laurent Petitmangin

Esta é a história de um pai que perdeu a mulher e que dá o melhor de si para criar os seus dois filhos sozinho. Os anos passam e os rapazes crescem. Fazem as suas escolhas, aquilo que é importante para eles. Os homens em que se vão tornar. Agem como homens e, no entanto, continuam a ser crianças. Esta é uma história de família e de convicções, de escolhas e de sentimentos comprometidos. Um mergulho no coração de três homens. Num mundo que ressoa por vezes de tanto ódio e tanta incompreensão, como abraçar um filho que guarda dentro de si estes sentimentos?

O Sonho de Sooley
de John Grisham

Aos 17 anos, Samuel Sooleymon tem em mãos a oportunidade de uma vida: uma viagem aos Estados Unidos da América para participar num torneio de captação de basquetebol com os seus colegas de equipa do Sudão do Sul. A sua velocidade e um salto prodigioso fazem dele um atleta extraordinário, mas o seu jogo precisa de muito trabalhos e os treinadores não se deixam impressionar.
Samuel recebe notícias devastadoras durante o torneio: a guerra civil irrompeu no Sudão do Sul e tropas rebeldes pilharam a sua povoação. O seu pai está morto, a sua irmã desapareceu e a sua mãe e dois irmãos mais novos estão agora num campo para refugiados. Samuel deseja desesperadamente regressar para junto da sua família, mas tal não é possível… Compassivo, um dos treinadores oferece-lhe uma bolsa. Há muitos outros atletas mais maduros do que ele e a competição é feroz.
No entanto, Samuel tem algo que escapa à maioria: a determinação absoluta para ser bem-sucedido e poder resgatar a sua família. Treina incansavelmente, é o primeiro debaixo do cesto e no ginásio logo que o dia amanhece, e não tarda a que a sua presença em campo seja dominadora. Com a sua equipa a enfrentar uma crise de resultados e de lesões, Sooley, como é conhecido, é chamado a mostrar o que vale. E começa a lenda. Quão longe poderá Sooley levar a sua equipa? E o seu sucesso permitir-lhe-á salvar a família?

A Química do Cérebro
de Ginny Smith

Da adrenalina à dopamina, quase todos já ouvimos falar das substâncias químicas que influenciam a nossa vida. São as hormonas e os neurotransmissores com que os nossos cérebros funcionam, e A Química do Cérebro analisa o papel que eles desempenham em todos os aspetos das nossas vidas, desde as coisas de que nos lembramos, o modo como tomamos decisões e quem amamos até aos impulsos básicos de sobrevivência, como a fome, o medo e o sono.
A autora Ginny Smith desenvolve um trabalho aprofundado para saber o que fazem ao certo essas substâncias químicas. Qual o papel desempenhado pelo cortisol e a adrenalina na formação da memória? De que forma as hormonas e os neurotransmissores afetam a trajetória dos nossos relacionamentos amorosos? Estas são apenas algumas das perguntas a que Ginny responderá ao conhecer os cientistas que fazem investigação de ponta no mundo da química cerebral, e que têm vindo a descobrir as ligações inesperadas entre essas substâncias químicas cruciais que tocam todos os aspetos das nossas vidas.

À Procura da Manhã Clara
de Ana Cristina Silva

Annie Silva Pais, filha de Armanda e Fernando Silva Pais, trocou o marido e uma vida confortável na sombra do Estado Novo pelos ideais da revolução cubana. E por amor. Assumiu paixões tão ardentes como o fogo revolucionário e tornou-se tradutora e intérprete, membro confiado da equipa de Fidel Castro, à qual pertenceu até morrer. Para trás deixou a família e Portugal, onde regressou apenas em 1975, em trabalho e também para interceder pela libertação de seu pai, que nunca deixou de amar. Silva Pais foi o último diretor da PIDE.
Que mulher foi Annie? O que a motivou? O que leva uma filha do regime - filha de um dos homens fortes do regime -, casada com um diplomata suíço, a largar tudo e encontrar um propósito como militante da revolução cubana? Mais: o que guardava o seu coração?
Ana Cristina Silva combina realidade e ficção num romance tão sedutor como a figura desta mulher. Pesando factos e indícios, oferece-nos um retrato pleno de intimidade - e humanidade - numa irresistível galeria de personagens, de entre as quais sobressai Che Guevara, o grande amor de Annie. 

Outra publicação da editora, que chega às livrarias a 19 de Maio: A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro.

Sem comentários: