domingo, 3 de abril de 2022

Os 10 livros que a Guerra e Paz vai publicar em Abril

São dez novos títulos que vão chegar às livrarias este mês, com o cunho da Guerra e Paz, a editora que tem por lema «É preciso virar a página». Em seguida, uma síntese de cada livro.

A publicar a 5 de Abril:

As Metamorfoses do Elefante, de José Luís Mendonça
Os sete sonhos de Hermes Sussumuku anunciam um futuro de horrores que escandaliza o seu irmão, regressado do exílio e da luta de libertação. Uma fábula angolense cheia de ironia, a evocar a arte de Mia Couto.

Um Almoço de Negócios em Sintra, de Gerrit Komrij
Romance híbrido sobre a nossa portuguesíssima realidade. Este neerlandês ataca, com a doçura de um Balzac, a nossa idiossincrasia: um livro satírico, mordaz e humano.

GOE, 40 Anos ao Serviço de Portugal
Um retrato perfeito do Grupo de Operações Especiais, a nossa unidade policial de elite. Mais de 200 fotografias num álbum magnífico, de capa dura. Para memória futura.

A Dieta das 10 Horas, de Jeannette Hyde
«Não é apenas o que se come: é quando se come». É este o segredo desta terapeuta nutricional que promete mudar muito do que julgávamos saber sobre comida e dietas. Um bestseller inglês.

Nas livrarias a 19 de Abril:
Ethan Frome, de Edith Wharton
Extraordinário romance de vida e amor, que Harold Bloom compara ao Monte dos Vendavais. Retrato subtil de um triângulo amoroso recalcado, o livro, entre o dever e o desejo, é um relato de três vidas em tortura suprema.

Maggie, uma Rapariga das Ruas, de Stephen Crane
Romance inédito em Portugal, que inaugura a colecção 'Admirável Mundo do Romance'. A estreia fulgurante de Stephen Crane e um marco na ficção norte-americana.

O Romance dum Homem Rico, de Camilo Castelo Branco
Era o romance preferido do próprio Camilo: não podia haver melhor recomendação. Álvaro Teixeira de Macedo é o homem rico, incorruptível, carregado de virtudes e apaixonado por Leonor: um exemplo de amor sincero e dedicado.

Que Túmulo em que Talhão, de João Moita
Do poeta de cerração e trevas que é João Moita, um livro ferocíssimo e inquietante. Levanta-se destes poemas uma natureza indiferente ao humano. Perpassa pelos versos de Moita o rumo impiedoso e destrutivo da terra.

A Poesia Explicada aos Jovens e aos Outros, de José Jorge Letria
Será possível explicar a poesia? Letria faz esse trabalho de que se falava n’O Principezinho: cativa-nos. Este é um belo livro sobre o mais encantatório dos ofícios. Para jovens e adultos.

No dia 26:
Frederico da Cunha, Gestor Empático e Próximo das Equipas, de Maria João Alexandre
Biografia de um grande gestor português, ligado à CUF e ao Grupo Queiroz Pereira. Um livro revelador, em particular, sobre a queda do BES, na qual Frederico da Cunha foi essencial para a descoberta da verdade.

Sem comentários: