sexta-feira, 15 de abril de 2022

Biografias e fotobiografias homenageiam Pessoa, Saramago e Eunice Muñoz

Fernando Pessoa (1988-1935), José Saramago (1922-2010) e Eunice Muñoz (1928-2022) são nomes incontornáveis da Cultura Portuguesa das últimas décadas. Três álbuns, a publicar a 19 e 21 de Abril, e a 19 de Maio, fazem tributo a estas grandes personalidades da Literatura e Teatro do nosso país. Publicam estas obras a Guerra & Paz Editores, Porto Editora e Quetzal Editores.

Fotobiografia de Eunice Muñoz

de Fátima Morais

Sinopse
Este livro recolhe, pela primeira vez, a Fotobiografia de Eunice Muñoz, com mais de uma centena de fotografias pessoais e profissionais que passam em revista, cronologicamente, toda a vida e toda a carreira da grande actriz.
Este é um trabalho de memória, um livro que revisita os momentos mais marcantes, mais simbólicos, mais dramáticos da vida da actriz, desde as origens artísticas da família à estreia em palco no Teatro Nacional D. Maria II, aos 13 anos, passando também pelos grandes papéis em teatro, cinema e televisão.
São 80 anos de uma carreira brilhante e multifacetada, em que se confrontou com os mais criativos encenadores, autores, realizadores e contracenou com uma legião de grandes actores portugueses. E são também 80 anos de vida pessoal plena, que nos mostram a construção de uma enorme família.
Esta fotobiografia de Eunice Muñoz conta com o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Saramago, os seus nomes
de Ricardo Viel e Alejandro Garcia Schnetzer

Sinopse
No ano em que se celebra o centenário do nascimento do autor, a Porto Editora e a Fundação José Saramago apresentam um álbum biográfico que revisita os lugares, as pessoas e os acontecimentos mais importantes da vida do único Nobel da Literatura de língua portuguesa.

«É importante continuar a revisitar a consciência ética presente na obra de José Saramago. Essa consciência mantém, hoje, a sua acuidade, tanto na condenação da exclusão e das desigualdades como na importante mensagem sobre a necessidade de “reivindicarmos o dever” de defender e fazer cumprir os direitos que a todos e cada um são conferidos. Esta fotobiografia contribuirá, confio, para que mais leitores relembrem ou descubram a exortação a que “os cidadãos comuns tomem a palavra e a iniciativa” – e não prescindam nunca desse direito.» António Guterres, in prefácio

 

Pessoa. Uma Biografia
de Richard Zenith

Sinopse
Fernando Pessoa é, a par de Luís de Camões, o maior poeta português. E é uma das figuras proeminentes do modernismo europeu, juntamente com escritores como Kafka, Joyce e Proust. O seu vastíssimo legado - da poesia, drama e ficção ao artigo de opinião e escrita mediúnica, cruzando e aprofundando inúmeros domínios do conhecimento (da literatura à religião, passando pela história, a filosofia, a astrologia e tantos outros) - tem vindo a ser progressivamente conhecido pelos leitores portugueses e de todo o mundo.
Porém, o homem por detrás da extraordinária multiplicidade de vozes (os heterónimos e dezenas de outros autores ficcionais), e de uma das obras literárias mais complexas e ricas de todos os tempos, é quase um desconhecido. João Gaspar Simões, com a publicação da sua biografia em 1950, teve o grande mérito de reconhecer a importância de Fernando Pessoa numa altura em que o poeta ainda não era justamente apreciado. Mas a obra não se baseou numa pesquisa mais aprofundada e desde há muitos anos que se sentia a falta de uma obra biográfica de referência.

Pessoa: A Biography, do autor norte-americano naturalizado português Richard Zenith, publicado nos EUA e na Grã-Bretanha em 2021 e que agora se publica em Portugal, vem suprir definitivamente essa lacuna.

Sem comentários: