segunda-feira, 4 de abril de 2022

Novidades das editoras Cavalo de Ferro e Elsinore

Divórcio, de Susan Taubes (1928–1969) é publicado este mês pela Cavalo de Ferro, numa tradução que esteve a cargo de Eugénia Antunes. A autora escreveu dois romances, Divórcio e Lament for Julia, ainda inédito.

Texto sinóptico
Livro parcialmente autobiográfico, que conjuga ficção, memória e sonho, Divórcio é considerado uma das mais entusiasmantes redescobertas literárias do momento, que coloca Susan Taubes ao lado das maiores figuras da literatura contemporânea.
Um romance inovador e brilhante sobre o colapso de um casamento, mas acima de tudo a descrição do abismo que se abre entre uma mulher e o seu mundo interior e exterior.
Divórcio foi publicado em 1969 e, à época, largamente ignorado. Com a morte precoce por suicídio da sua autora acabou por cair no esquecimento. Experimental, negro e espirituoso, é o primeiro romance de Susan Taubes, uma das mentes mais interessantes do século XX.

Críticas de imprensa
«Divórcio é literatura que olha para lá da vida.»
The New Yorker

«Divórcio é feito da matéria dos cultos literários. Há livros que são meramente reeditados. Mas, neste caso, estamos perante uma ressurreição. »
The Paris Review

«O tempo e a história, experimentados pessoal e colectivamente, são apenas duas das grandes ideias em que este romance deixa o leitor a pensar.»
The New York Times

«Uma obra extraordinária, décadas à frente do seu tempo.»
The Nation

 

Os Funcionários, da romancista, poeta e crítica literária dinamarquesa Olga Ravn (n. 1986), autora de Celestine (2015), é uma das mais recentes publicações da Elsinore. João Reis assina a tradução desta obra finalista do International Booker Prize.

Texto sinóptico
A milhões de quilómetros da Terra, num futuro longínquo, humanos e humanoides trabalham lado a lado a bordo da nave Seis-Mil. São meros funcionários. Uns nascem e morrem; outros são criados e vivem para sempre.
O contacto próximo com um conjunto de objetos estranhos recolhidos no planeta Nova Descoberta altera inesperadamente o comportamento da tripulação e a perceção que cada um tem de si mesmo. Uma comissão de avaliação é chamada para recolher depoimentos e aferir os efeitos desta ligação. Serão os objetos sencientes? Estarão os humanoides a tornar-se mais humanos? Trabalhar será o mesmo que viver?
Considerado pela crítica internacional uma revelação literária, Os Funcionários é um romance de ficção científica, poético e que, à laia de uma distopia moderna, lança uma crítica à supremacia do trabalho e da lógica da produtividade, ao mesmo tempo que explora as noções de identidade e felicidade.

Críticas de imprensa
«Uma sátira audaz à linguagem empresarial e ao trabalho no capitalismo tardio, bem como uma investigação atraentemente sonhadora sobre o significado de ser humano.»
The Guardian

«Olga Ravn é Samuel Beckett, se este tivesse escrito o guião para Alien
ActuaLité

«Mais belo é impossível: beleza e nostalgia no universo infinito.»
Berlingske

Sem comentários: