segunda-feira, 6 de junho de 2022

Pela Quetzal Editores sai esta semana dois romances de peso

Na próxima 5.ª feira, chega às livrarias, com o cunho da Quetzal Editores, O Amor no Novo Milénio, da autoria de Can Xue (n. 1953), considerada uma das mais inovadoras vozes da literatura chinesa de hoje. O seu nome esteve várias vezes presente nas listas de candidatos ao Nobel de Literatura. O Amor no Novo Milénio é «um romance ambicioso e onírico da grande autora chinesa, que examina a natureza nebulosa, desconcertante e insondável do amor no século XXI.»

No mesmo dia, é publicado o romance Yoga, «um livro divertido e infinitamente sincero sobre a esmagadora dificuldade de sermos nós próprios» Emmanuel Carrère (n. 1957) é um dos maiores escritores franceses da actualidade, e é também realizador de cinema. Autor de uma vasta obra, escreveu, entre outros, os livros Limonov (Sextante Ed.) e O Reino (Ed. Tinta da China).

Neste romance mágico, sombrio e cómico, um grupo de mulheres habita um mundo permanentemente vigiado, onde há informadores que espreitam entre canteiros de flores e relatórios falsos sobre cada um dos seus movimentos. Também há conspirações, geralmente abundantes numa comunidade que normaliza a paranoia e a suspeita. Algumas das personagens tentam fugir da realidade - seja num misterioso bordel de jogos de azar, em casas que lembram antigos impérios labirínticos ou num emaranhado de túneis e galerias que existem no subsolo. Há quem procure refúgio em regiões onde as ervas medicinais chinesas e a sabedoria milenar podem confortar ou mudar a nossa vida, e quem procure aventuras de adultério, ilusão e entretenimento.
Estas são as formas de amor do novo milénio: satíricas, trágicas, passageiras, duradouras, nebulosas e gratificantes, em cenários que tanto deixam perceber a fraude e a exploração dos outros, como são tingidos de sensibilidade, sexo, grandeza e desejo de aventura - num mundo sem Oriente nem Ocidente, onde somos apenas pessoas que precisam de sonhar.

Sobre yoga e depressão, meditação e terrorismo; sobre o desejo de unidade e perturbação bipolar. Sobre coisas díspares que afinal se combinam.
Yoga é um romance sobre os enigmas da vida de todas as pessoas, e uma exploração do que somos, dos nossos medos e mentiras e do esforço de nos tornarmos pessoas melhores. É uma experiência radical que questiona a nossa ideia de salvação e equilíbrio e as formas de os atingirmos. E porquê yoga? Porque «quando se fala de duas coisas que nada têm a ver uma com a outra, a possibilidade de que, pelo contrário, estejam ligadas, é grande.» E isto é também o que o yoga nos ensina. Além de nos mostrar o seu entendimento sobre o yoga, Carrère apresenta-nos um espelho romanesco da nossa relação connosco, da paciência necessária para amarmos os outros, para nos salvarmos e vivermos melhor as nossas vidas.

Sem comentários: