sexta-feira, 3 de junho de 2022

«Porque Temos Medo?», de Fran Pintadera e Ana Sender

Editora: Akiara Books
Data de publicação: Março 2022
N.º de páginas: 40
Todas as crianças e adultos sentem medo em algum momento. E é normal que sintam. A infância é a primeira etapa da vida humana, onde ocorrem intensos processos de desenvolvimento - emoções e sentimentos - que as crianças experimentam e sentem pela primeira vez. O medo é a emoção que está subjacente ao longo deste álbum infantil, lançado recentemente pela Akiara Books.
Foi um susto enorme, quando Max, o jovem protagonista desta história, se deu conta que, num ápice, a seguir a um trovão, a sua casa ficou às escuras. Após o seu pai ter acendido uma vela, ele pergunta: «Papá, alguma vez tiveste medo?».
Para apaziguar o estado receoso do filho, o pai diz que sim, que ele e algumas pessoas «têm medo daquilo que não conhecem», que não há quem não sinta medo de se sentir sozinho e de perder pessoas que amam e que são significativas para si. Por vezes, «temos medo porque não podemos controlar o que acontece», noutras ocasiões o único refúgio para quem se sente ansioso é se camuflar atrás de pesadas armaduras.
Max ia escutando o que o seu progenitor ia dizendo, com muita atenção e curiosidade – as ilustrações de Ana Sender, que acompanham esta história, refletem, através da palete de variadíssimas cores com tonalidades escuras, muita expressividade e espelham as emoções e imaginação fértil de Max: sombras projectadas, bosques com dragões, serpentes, anjos, monstros, aviões a deitar bombas («Às vezes temos medo porque os verdadeiros monstros não vivem debaixo da nossa cama»), etc.
Após alguns momentos, lá fora, os candeeiros acenderam-se e com eles a luz regressara a iluminar a casa. Será que no fim desta história, o jovem continuou a sentir medo ou quis que o pai falasse mais sobre histórias que metam… medo?
Em Porque Temos Medo?, o autor, Fran Pintadera, que é licenciado em Psicopedagogia, reforça a ideia de que o medo é uma emoção básica que deve ser respeitada, e que sentir medo não é um sinal de fraqueza nem falta de coragem.
Salientar que uma mais-valia deste álbum é ter, no fim, um guia de leitura, com explicações sobre os vários tipos de medo, as máscaras que este pode tomar, etc. Um livro ideal para pais e educadores terem em casa.
Em Portugal, Fran Pintadera tem publicados os livros Cândido e os outros (obra publicada pela Kalandraka, distinguida com o XI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados 2018) e Porque Choramos? (Akiara Books).

 

Conteúdo selecionado para o artigo "Mais de 11 livros para crianças recomendados por idade", publicado no blog da editora educativa Twinkl 

Sem comentários: