segunda-feira, 27 de junho de 2022

«As Musas», de Alex Michaelides

Editora: Presença
Data de publicação: 20/04/2022
N.º de páginas: 360

Após o sucesso que foi o seu romance de estreia, A Paciente Silenciosa, cujos direitos foram comprados para 50 países, vendeu 4 milhões de exemplares em todo o mundo e está a ser adaptado ao cinema numa grande produção norte-americana, Alex Michaelides (nascido em 1977 no Chipre e actualmente a viver em Londres) apresenta o seu novo tríler psicológico, que passa-se no elitista mundo académico inglês.
As Musas, do título desta nova história, são um grupo de estudo privado de estudantes do sexo feminino da Universidade de Cambridge. Elas são inteligentes e extremamente privilegiadas e se agrupam servilmente em torno de Edward Fosca, um carismático e dominador professor de Literatura Clássica. Quando uma aluna deste grupo é encontrada morta numa floresta nos arredores da Universidade, Zoe, a colega de quarto e melhor amiga da vítima, fica destroçada.
Para confortar a jovem de 21 anos, vem de Londres a sua tia, Mariana, uma psicoterapeuta de 36 anos, ela própria também ainda a recuperar da morte (ocorrida há um ano) do seu marido - «Desde que Sebastian morrera, Mariana deixara de ver o mundo a cores.».
Ao se inteirar dos contornos do homicídio in loco e após saber que a polícia prendeu um suspeito que ela - dada a sua experiência a lidar com a psique humana - considera muito implausível de ter cometido o brutal homicídio, a tia de Zoe, com o auxílio de um jovem audacioso que conheceu no comboio, inicia a sua própria investigação.
Um porteiro, um professor, um jovem estudante que diz prever o futuro, o namorado da vítima; estes são apenas alguns dos suspeitos do (primeiro) crime, que faz alusão a um culto da Mitologia Grega: «rituais que nos levam numa viagem da vida para a morte e de regresso novamente.»
Salientar que, para criar mais suspense, o autor acrescentou alguns capítulos narrados por algum personagem que o leitor desconhece: «O meu pai, o homem que viria a deformar a minha vida e a transformar-me neste monstro.»
Com uma trama tensa e um ritmo frenético, As Musas é um romance escrito de forma inteligente, que mistura mistério psicológico e suspense gótico, apesar da sua atmosfera contemporânea. Tal como no seu romance de estreia, que mudou a sua vida (afirma o autor), esta nova história de Michaelides tem capítulos curtos, envolve Psicologia e contém um epílogo imprevisível. É um romance que nos instiga a pesquisar sobre Mitologia Grega, acerca da ilha de Naxos e sobre o poeta inglês Alfred Tennyson, entre outros temas que são abordados.
The Maidens, seu título original, foi originalmente publicado em Inglaterra pela Orion Publishing, em Junho de 2021.

Excerto
«… as crianças fazem qualquer coisa para serem amadas. Quando são muito novas, é uma questão de sobrevivência física, depois, de sobrevivência psicológica.» (pp. 208-281)

2 comentários:

Marta disse...

Li o primeiro e gostei muito. Este também parece interessantíssimo.

elisa esteves disse...

Ainda não li nenhum mas fiquei com muita vontade.