terça-feira, 22 de novembro de 2022

«Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo», de David Dias Neto

Editora: Sílabo
Data de publicação: 09/09/2022
N.º de páginas: 132


A Psicologia, de todas as ciências, é uma das mais misteriosas para o público em geral. Talvez porque o complexo mundo da mente humana seja algo simplesmente fascinante.
A palavra ”Psicologia” provém do grego antigo psyche, que significa “alma” ou “mente”, e de logia, “estudo” ou “relato”; hoje em dia este termo designa “a ciência da mente e do comportamento”. A psicoterapia tem pouco mais de 100 anos. A primeira forma de psicoterapia, a psicanálise, nasceu em 1899, ano em que foi publicado o livro A Interpretação dos Sonhos, de Freud. Todavia, só depois da Segunda Guerra Mundial é que esta disciplina científica se afirmou afincadamente e foi cada vez mais procurada por pessoas que necessitavam de ajuda psicológica.
O psicólogo e psicoterapeuta David Dias Neto é o autor do título de estreia de uma nova coleção das Edições Sílabo: PSIU! Esta coletânea de ensaios breves visam atrair o leitor leigo, mas informado, para temáticas da psicologia.
Ao longo de cinco capítulos, usando uma linguagem acessível, mas rigorosa, isenta de quase nenhuns jargões técnicos, o autor responde a questões pertinentes que, por certo, muitas pessoas já colocaram a si próprias, num determinado momento da sua vida. Como refere a reconhecida psicóloga e psicoterapeuta Isabel Leal (coordenadora da obra Psicoterapias (Pactor, 2018)) no prefácio desta obra: «Mesmo os que enfrentam tudo levemente, um dia deparam-se com abandonos, rejeições ou perdas (…). Ninguém está preparado para tudo».
O que é e o que não é psicoterapia? Qual o fim e para que (psico)patologias se destina este tratamento psicológico? A psicoterapia é comprovadamente eficaz? Na depressão, esta intervenção baseada em evidência é tão eficaz como a medicação? Que tipo de psicoterapia (psicoterapias psicodinâmicas; psicoterapias cognitivo-comportamentais; psicanálise; etc.) é mais adequada para cada pessoa? E se não sentirmos confiança com o nosso psicólogo, podemos escolher outro? Qual o papel dos psicoterapeutas enquanto agentes de mudança? Quem estabeleceu que a duração de uma consulta deve ser 50 minutos?
As respostas a estas e outras perguntas são encontradas em Psicoterapia – A Cura pelo Diálogo, um livro de psicologia para não psicólogos, que revelar-se-á útil para os leitores perceberem porque podem e devem recorrer a um psicoterapeuta. Pegando nas palavras de David Dias Neto: «A psicoterapia é o encontro que cura».

Excertos
«O objectivo deste livro é cultivar o gosto e compreensão pela psicoterapia através do conhecimento da sua prática e mecanismos.»

«(…) o crescimento pessoal envolve (…) o contacto e a superação do sofrimento»

1 comentário:

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.