sábado, 11 de março de 2023

Novo livro de Henry Marsh entre os lançamentos da LeYa

E Por Fim - Questões de vida e morte
«Trabalhei como neurocirurgião durante mais de 40 anos (…) vivi num mundo cheio de medo e sofrimento, morte e cancro. Mas raramente pensei como seria se me acontecesse o que testemunhei diariamente no trabalho. Este livro é a história de como eu próprio me tornei um paciente».
O neurocirurgião Henry Marsh já estava reformado quando um exame ao cérebro lhe devolve o mais temido diagnóstico: um cancro em estado avançado. Começa aí a sua dolorosa descida do pedestal - o Dr. Marsh, um dos grandes médicos britânicos, é agora um mero paciente. É um caminho que impõe humildade, que convoca memórias de erros passados, que o desperta para o envelhecimento presente, a nua decadência do corpo no espelho.
No entanto, a vida continua. Nos dias bons o médico contempla o mundo lá fora, abre-se à paisagem, à natureza, aos prazeres quotidianos. Reflete na ciência do cérebro, nos seus limites, nas suas possibilidades. E volta sempre à família, ao amor que o rodeia, à mulher e aos filhos, àquilo que permanece.
Nesses momentos E Por Fim já não é uma carta de despedida, já não trata da morte - mas sim da vida e daquilo que realmente importa no final.
Do autor de Não Faças Mal e Hoje Deu Entrada no Hospital.

Descobrir a Calma
O nosso mundo é cada vez mais um lugar em constante mudança e feito de desafios. Estaremos preparados para lidar com tudo isto? Ou até seguros, apesar da Covid e de outras doenças cada vez mais comuns, das alterações climáticas e das mudanças nas nossas cidades? Poderemos manter os nossos filhos protegidos dos perigos online? Como seremos nós capazes de distinguir entre a verdade e a desinformação e as notícias reais e as falsas?
Repleto de ferramentas e dicas fáceis de seguir, Descobrir a Calma, do psicólogo clínico Sarb Johal, vai ajudar-nos a ultrapassar qualquer crise ou alteração das circunstâncias, com a nossa saúde mental controlada. Vai permitir­-nos aprender como lidar com a incerteza; o impacto psicológico da empatia (tanto para nós quando a oferecemos, como para aque­les que a recebem); juntamente com ideias práticas centradas na introdução de estrutura na nossa vida e como isso nos pode ajudar a reduzir o stress e a conter os sentimentos de pânico.

Sem comentários: