quinta-feira, 16 de março de 2023

Autor da trilogia «Wayward Pines» está de volta com um novo romance de ficção científica


Falsas Memórias é um inebriante livro de ficção científica da autoria de Blake Crouch, um dos autores mais reconhecidos da área, que deixará o leitor a pensar no significado de ser humano. Segundo o Publishers Weekly este é «um thriller inteligente e alucinante… integra sem esforço conceitos filosóficos sofisticados num enredo complexo e envolvente.»

Texto sinóptico
A realidade é feita de memórias. É nisso que acredita Barry Sutton, um inspetor da Polícia de Nova Iorque que se encontra a investigar um fenómeno invulgar chamado Síndrome das Falsas Memórias — uma misteriosa doença que enlouquece as suas vítimas com recordações de uma vida que nunca viveram.
Também Helena Smith acredita nisso. Como neurocientista, tem dedicado a sua vida à criação de uma tecnologia que nos permita preservar as memórias mais preciosas. Se for bem-sucedida, qualquer pessoa poderia revisitar o primeiro beijo, o nascimento de um filho ou o último momento de um ente querido.
Porém, à medida que a realidade começa a fraturar-se, Barry e Helena percebem que talvez exista algo mais sinistro do que a doença a ameaçar o mundo tal como o conhecem — algo que não ataca somente as memórias, mas o próprio passado. Juntos, iniciam um trabalho em contrarrelógio com o intuito de encontrar uma solução para este fenómeno. Mas como conseguirão fazê-lo, se a própria realidade parece desmoronar-se à volta deles?

Sem comentários: