sábado, 25 de março de 2023

Para ler em Abril: «A Filha de Freud» e «O Resgate de Freud»

Durante a primeira metade do mês de Abril chegam às livrarias dois livros sobre Freud.
Um é de ficção, da autoria
da alemã Romy Seidel, que inspirou-se na vida e a obra de Anna Freud para escrever A Filha de Freud, uma obra que é descrita como «um retrato vivo, forte e incrivelmente convincente de uma mulher única e corajosa!»
O Resgate de Freud é simultaneamente uma nova biografia incisiva sobre Freud e uma biografia colectiva dos extraordinários amigos que o salvaram das mãos dos nazis. Este livro de Andrew Nagorski é «emocionante e cheio de suspense como um romance de espionagem».


Sinopse

Viena, 1923. Na Europa vivem-se tempos turbulentos. No período entre duas grandes guerras mundiais, uma jovem divide-se entre a devoção pelo pai, Sigmund Freud — o fundador da psicanálise —, de quem é secretária e confidente, e o desejo de realizar os próprios sonhos.
Este livro acompanha a vida de Anna Freud, a filha mais nova do casal Martha e Sigmund Freud, desde Viena, onde cresce e começa a trabalhar, abrindo o seu primeiro consultório no apartamento dos pais, até Londres, onde a família se refugia no alvorecer da Segunda Guerra Mundial.
O eclodir do nazismo e os ventos de mudança que alastram por toda a Europa impelem a jovem Anna a decidir afirmar a sua individualidade e a seguir o seu rumo, independente da vontade dos outros. Mas, terá ela a força e a capacidade de vencer o peso do nome da família, enquanto luta por sobreviver ao espectro ditatorial que está prestes a destruir a Europa?


Sinopse

Em março de 1938, soldados alemães atravessaram a fronteira germano-austríaca. Hitler anexava, assim, a Áustria no Terceiro Reich. Antecipando estes acontecimentos, muitos judeus haviam abandonado o país, mas o mais famoso dos judeus austríacos permaneceu em Viena, onde vivia desde a infância. Sigmund Freud tinha 81 anos, sofria de cancro e estava convencido de que a anexação nazi não representava uma ameaça para ele.
Mas um grupo de pessoas proeminentes próximas de Freud não era dessa opinião e iniciou um esforço coordenado para persuadi-lo a deixar a sua amada Viena e a emigrar para Inglaterra. O grupo incluía um médico galês, uma descendente de Napoleão Bonaparte, um embaixador americano, a filha mais nova de Freud e o seu médico pessoal. A eles juntar-se-ia um burocrata nazi…

Outro livro que pode interessar: A Irmã de Freud.

Sem comentários: