quinta-feira, 2 de março de 2023

O 'retelling' da história de Medusa, para conhecer em dois novos romances

Ana Rita Cintra traduziu para a nossa língua O Segredo da Medusa, o primeiro título de Hannah Lynn a ser publicado em Portugal. Por esta obra, a autora britânica recebeu a Medalha de Ouro nos Independent Publishers Awards. A história de Medusa vê finalmente a luz do dia sob uma perspectiva totalmente diferente: a feminina. Porque até os mitos podem ter uma história bem diferente para contar.

Sinopse
Extraordinária, inocente e pura: assim é Medusa, aquela a quem a beleza cedeu os seus melhores préstimos, acima das bênçãos dadas a qualquer mortal. Por isso, quando Poseidon lança sobre ela o seu olhar mais lascivo, Medusa procura refúgio no templo de Atena. Porém, ninguém pode escapar a um deus, e Atena não está disposta a ter debaixo do seu teto alguém que profanou a sua casa. E não, não importa que Medusa, violada em corpo e espírito, suplique por perdão - Atena não cederá.
Agora, Medusa vê-se obrigada a mergulhar na escuridão, fazendo do mal que os outros lhe infligiram a sua armadura, transformando-se no monstro que os outros dizem que ela é. Mas será? Enquanto isso, há um certo jovem Perseus que tem uma e uma só missão: matar Medusa.
Quando os deuses caminhavam entre os mortais, a infâmia e a glória também caminhavam lado a lado, separadas por uma linha muito ténue. A história do monstro Medusa e do herói Perseus já foi contada um milhão de vezes. E todos os mitos precisam de heróis e vilões. Mas esta é outra história. Esta é a verdadeira Medusa. Chegou a hora da revelação do segredo milenar.

Com elogios de Margaret Atwood, Neil Gaiman e Kate Atkinson, O Olhar da Medusa aprofunda as origens de um conto mítico. A escritora e radialista Natalie Haynes revitaliza e reconstrói a vida de Medusa, uma das primeiras histórias em que uma mulher é vítima da violência às mãos de um homem poderoso. Edição da Topseller.

Sinopse
Única mortal numa família de deuses, Medusa é a mais nova das três Górgonas. Ao contrário das irmãs, envelhece, passa por mudanças, possui fraquezas. A mortalidade traz-lhe um sentimento de urgência e curiosidade que a família nunca conhecerá. Mas a sua vida, tranquila até aí, é subitamente devastada por Posídon, que a viola no templo de Atena. E a deusa, por sua vez, furiosa com a violação do seu espaço sagrado, decide vingar-se - contra Medusa.
Punida pela luxúria de Posídon, Medusa vê-se transformada para sempre: em vez de cabelo, serpentes, e o seu olhar torna todas as criaturas vivas em pedra. Amaldiçoada com o poder de destruir tudo o que ama com um mero olhar, nada lhe resta senão uma vida de solidão. Isto, até Perseu embarcar numa demanda em busca da cabeça de uma Górgona...

Outro livro de ficção sobre Mitologia Grega que pode interessar: Electra, de Jennifer Saint.

Sem comentários: