terça-feira, 9 de maio de 2023

Romance finalista do Prémio Goncourt, da autoria de Pauline Delabroy-Allard, é publicado em Portugal


Na linhagem de Marguerite Duras e Annie Ernaux, Quem Sabe é o romance de consagração de Pauline Delabroy-Allard (n. 1988), escritora e professora parisiense, que nesta sua nova obra, que foi finalista do Prémio Goncourt, vem questionar a fronteira entre vida e literatura.
O seu primeiro romance, Ça raconte Sarah, obteve um sucesso imediato entre leitores e crítica. Quem Sabe é o seu segundo livro, e o primeiro da autora a ser publicado em Portugal, pela Alfaguara, já no próximo dia 15. Assina a tradução Rui Pires Cabral.

Sinopse
Aos trinta anos, grávida, Pauline vai tratar do seu documento de identidade pela primeira vez. Descobre então que, além do nome de batismo, possui outros três nomes próprios: Jeanne, Jérôme e Ysé. Não lhes conhece a origem, nem a razão pela qual lhos deram. Na sua família, não se fala sobre passado ou intimidade; na sua família, não se fazem estas perguntas.
Durante o parto, Pauline vive um momento devastador, que deixa marcas e lhe traz de volta as indagações de sempre. Como estratégia de sobrevivência, inicia uma meticulosa pesquisa e decide procurar os três fantasmas do seu nome. Talvez ao descobri-los encontre a salvação, ou os elementos que lhe faltam para reconstruir uma identidade perdida. É então que conhecemos Jeanne, a bisavó louca; Jérôme, imerso na Paris gay dos anos 1980; e Ysé, heroína de um outro romance.
Quem Sabe relata o percurso de uma mulher à procura das suas raízes. Dessa busca, emerge um romance sublime sobre maternidade, luto e segredos de família. Esta é a história de uma obsessão, de um périplo e de um renascimento, mas também de uma surpreendente reflexão sobre a literatura.

Elogios da imprensa
«Delabroy-Allard confirma aqui o que já suspeitávamos: a sua pena graciosa procura incansavelmente o imperioso discorrer da consciência.»
Le Figaro Littéraire

«Um romance belíssimo, onde a própria escrita é a protagonista. Delabroy-Allard aprofunda um pouco mais o sulco da autobiografia e leva-nos pela mão ao longo da fronteira subtil que separa realidade e ficção.»
L'Humanité

«Um livro ambicioso e fortíssimo. (…) Um romance esplendidamente concebido, que tem a elegância de ceder o protagonismo ao leitor. É também, por fim - e não é uma das suas menores virtudes -, um verdadeiro manifesto sobre as transformações que a literatura oferece e a escrita contém.» Livres Hebdo

Outra novidade da editora: As Primas, de Aurora Venturini.

Sem comentários: