segunda-feira, 29 de maio de 2023

«Uma Voz no Vento», uma trágica história de amor, entre as novidades da LeYa

São alguns dos próximos romances que em Junho a LeYa vai fazer chegar aos leitores.

Uma Voz no Vento, de Francine Rivers
Em Roma, 70 d.C., uma escrava e um aristocrata estão destinados a amar-se. Contra tudo e contra todos, vivem uma paixão proibida neste romance épico que conquistou o coração de milhões de leitores em todo o mundo.
Depois de sobreviver ao massacre da sua família e à destruição de Jerusalém pelos romanos, a jovem Hadassa é capturada e vendida à família de um mercador abastado. Levada para Roma, torna-se escrava pessoal da libertina Júlia Valeriana. Hadassa é cristã e vê-se forçada a manter a sua identidade religiosa em segredo. Confusa e sozinha, ela tenta subtilmente transformar as vidas dos que a rodeiam.
Marcos, o irmão mais velho de Júlia, está habituado a uma vida de prazer e abundância, não se preocupando com as mulheres com quem se envolve. Mas sabe que Hadassa é diferente e não consegue afastar a jovem escrava do seu pensamento.
Também Atretes, um soldado capturado, é forçado a submeter-se aos seus captores e a tornar-se gladiador. A imoralidade e decadência da vida romana causam-lhe repulsa, e vive com a saudade da vida que ficou para trás.
Será possível que o amor entre Hadassa e Marcos floresça perante tão profunda desigualdade? Poderá Atretes sobreviver à barbárie e manter intacta a sua luz interior?
O declínio de Roma e a decadência de uma civilização à beira da autodestruição servem de poderoso pano de fundo a este romance épico e inesquecível.

A Bela Senhora Seidenman, de Andrzej Szczypiorski
Em 1943, a cidade de Varsóvia encontra-se sob a ocupação nazi. Irma Seidenman é uma jovem viúva judia com dois atributos preciosos: cabelo loiro e olhos azuis. São eles a delimitar a fronteira entre a sua vida e a sua morte. Com a ajuda de documentos falsos, consegue escapar ao gueto fazendo-se passar pela mulher de um oficial polaco, até ao dia em que é descoberta e entregue à Gestapo. Seguem-se trinta e seis horas de detenção e um resgate no limite do impossível, que chega quando os últimos judeus da cidade enfrentam a morte num cenário de terror apocalíptico.

A Cabana, de Jorn Lier Horst
Quando o membro do parlamento e veterano do Partido Trabalhista Bernhard Clausen morre repentinamente com um ataque cardíaco, William Wisting é chamado à pressa ao gabinete do procurador-geral. A polícia descobriu algo na cabana de Clausen que não está de acordo com a sua imagem de político íntegro e empenhado. Os interesses da nação podem ter sido postos em risco, e o caso deve ser tratado com a maior discrição, longe dos olhos da imprensa e do público.
Destacados para uma unidade de investigação secreta, Wisting, um grupo seleto da força policial e a própria filha de Wisting, Line, depressa descobrem segredos cujos contornos criminais são muito maiores do que os políticos. Entre outros, surge o caso de um rapaz desaparecido depois de ter ido pescar no lago Gjersjø, em 2003. Na altura, o procurador-geral recebeu uma carta anónima que dava a entender o envolvimento de Clausen no caso, mas a acusação foi ignorada… talvez depressa de mais.
Numa reviravolta do destino, o caso Gjersjø vai parar à secretária do investigador Adrian Stiller. Wisting enfrenta os factos com relutância, mas vai precisar, de novo, da ajuda deste antigo adversário para descobrir os segredos mais íntimos de Bernhard Clausen.

Os Senhores do Tempo, de Eva Gª Saenz De Urturi
Os habitantes de Vitoria, uma das mais belas cidades do País Basco, estão apaixonados por um romance misterioso, escrito sob pseudónimo e intitulado Os Senhores do Tempo. É uma obra macabra, que narra uma série de crimes hediondos passados na Idade Média…
Acontece que os crimes narrados nas páginas do livro começam a ser replicados na vida real. E Kraken, o célebre profiler e inspetor da polícia, não tem mãos a medir: há uma morte por envenenamento provocada pela “mosca espanhola” (o nome dado ao Viagra medieval), outra por emparedamento (também seguindo costumes ancestrais) e por fim um corpo é atirado ao rio num barril, juntamente com um galo, um cão, um gato e uma cobra.
Enquanto investiga, Kraken acaba por se cruzar com o senhor da torre de Nograro, uma casa fortificada habitada há mais de mil anos por sucessivos varões primogénitos da família, todos com graves transtornos de personalidade. E descobre também que há estranhas relações entre o bestseller medieval e o seu próprio passado, que regressa para o atormentar.


Nessa Altura Já Cá Não Estamos, de Lola Mascarell
Quando sabe que os pais puseram à venda a moradia onde passou férias durante a infância e a adolescência, a protagonista deste romance sente que lhe arrancam metade da vida. E as coisas pioram quando aparece um comprador.
Recusando-se a perder a casa para um estranho, ela consegue adiar a venda e pede um empréstimo ao banco. E, enquanto aguarda o veredicto, instala-se na moradia, tentando aproveitar ao máximo aqueles que podem ser os seus últimos dias dentro dela. São recordações felizes as que lhe chegam sempre que abre uma gaveta ou desarruma um caixote: o seu grupinho de amigas, as tardes na piscina, as anedotas que o pai contava à mesa, as quedas de bicicleta, o primeiro namorado, as primeiras mentiras… Mas há também um inesperado segredo de família que se encontra estranhamente ligado ao destino que a casa terá em breve.

Os Três Nomes de Ludka, de Gisela Pou
Em 1946, Ludka Nowak, uma criança de nove anos, chega a Barcelona acompanhada por uma centena de órfãos polacos. Muitos deles tinham sido raptados pelos nazis alemães e sujeitos a um intenso processo de germanização durante a Segunda Guerra Mundial.
A Cruz Vermelha Internacional e o Consulado Polaco permitem que as crianças sejam acolhidas na cidade, onde é fundada a primeira escola polaca. Enquanto as autoridades procuram as suas famílias, as crianças recuperam a língua e a cultura que lhes tinham sido roubadas.
Graças à amizade com Emma, uma menina da sua idade, Ludka, sujeita ao mais absoluto desenraizamento, conseguirá recordar episódios do seu passado e recuperar o seu verdadeiro nome.

Sem comentários: