terça-feira, 16 de maio de 2023

Biografia de Tolstói, escrita por um Nobel da Literatura

A Vida de Tolstói
é um livro-homenagem da autoria do escritor laureado com o Prémio Nobel da Literatura de 1915, o francês Romain Rolland (1866-1944). Esta obra, que segue a edição revista e aumentada em 1928, por ocasião do centenário do nascimento de Tolstói (1828-1910), reforça a colecção 'Biografias Guerra e Paz', que já conta com os títulos Nietzsche – O Combate com o Demónio, Marquês de Pombal, Réu Confesso e Chopin – A Última Valsa de Chopin.

A Vida de Tolstói inclui também a tradução de uma carta que Tolstói escreveu dois meses antes da sua morte, endereçando-a a Gandhi - de quem escreveu uma biografia, La Vie De Gandhi.
Também de Romain Rolland,
será publicada em Julho outra biografia com o selo da Guerra & Paz Editores: A Vida de Beethoven.

Texto sinóptico
Rolland admirava a grande alma de Tolstói, que exerceu especial influência sobre a geração de intelectuais franceses da época, tanto pela originalidade das suas ideias quanto pela magnificência das suas obras. Mais do que a vida literária, que inclui clássicos como Guerra e Paz ou Anna Karénina, o biógrafo analisa aspectos da indissociável vida pessoal de Tolstói, ela própria um romance épico, desde a infância aristocrática e a participação na Guerra da Crimeia até à morte na estação de Astapovo. Revela ainda como foi um profeta genial, inimigo da Igreja Ortodoxa, e exalta o seu importante legado.
O imenso talento literário de Romain Rolland sobressai nesta biografia, uma das que terão levado Stefan Zweig a afirmar que as biografias de Rolland serviram de modelo para os seus próprios livros.

Sem comentários: