sexta-feira, 12 de maio de 2023

Novidades da editora Casa das Letras

A Casa das Letras publica este mês As Descobertas da Madame Cristóvão Colombo, da exploradora e pioneira ambiental Paula DiPerna, e O Oposto da Caça às Borboletas, da actriz e modelo irlandesa Evanna Lynch.

Sinopse

Sabemos que os navios navegaram, que os Descobrimentos aconteceram, mas esta é a história que não nos foi contada: o relato fictício mantido pela única mulher com quem Cristóvão Colombo se casou, Dona Filipa Moniz de Perestrelo. Uma das mulheres mais negligenciadas da História, que nenhum de nós conhecia. A sua viagem começa em Portugal, na realeza do século XV, percorre as ilhas atlânticas ensolaradas, as exuberantes florestas tropicais africanas, e depois as novas terras de beleza e vulnerabilidade impressionantes enquanto, a nível pessoal, viaja das expectativas domésticas elementares às circunstâncias épicas: da paixão, à verdade e à autodescoberta.
Mais do que uma reflexão de uma esposa e uma narrativa histórica, este romance é um comentário apurado sobre as conquistas que mudaram o mundo para sempre através do olhar da mulher que os viveu, vendo e registando o que mais ninguém viu. É também uma história de casamento e amantes; e uma versão significativamente diferente da de Colombo, que se esqueceu de mencionar a importância do seu casamento para os seus sonhos, o seu sucesso e da fonte da sua inspiração.
Tão pessoal como uma única história de amor, tão vasta como a exploração do mundo, As Descobertas da Madame Cristóvão Colombo é um romance lírico e evocativo, mas, simultaneamente, bem atual face aos tempos turbulentos mas apaixonados que vivemos hoje.



Sinopse

Evanna Lynch, conhecida pelo seu papel como Luna Lovegood, que a levou a uma ascensão meteórica a nível mundial, nos filmes da saga Harry Potter, é vista por muitos como um exemplo na recuperação da anorexia. Neste livro confronta todas as suas complexidades e contradições mais íntimas, revelando como ultrapassou um distúrbio alimentar que lhe colocou a vida em risco, como começou a vencer o ódio autoinfligido, enfrentou o medo de deixar para trás a segurança imaculada da meninice e embarcou na travessia imprevisível que é ser uma mulher, com as luzes impiedosas da fama internacional a incidirem sobre ela.
Indo ao âmago da relação de uma mulher com o seu próprio corpo, Evanna explora os momentos e as escolhas centrais de uma vida que a levaram a seguir o caminho da criatividade e dos sonhos, bem como a uma aceitação da realidade selvagem, sensual e imprevisível da sua condição por oposição à procura vazia da perfeição.

Sem comentários: