quarta-feira, 10 de maio de 2023

Clássico da Literatura Russa, de Ivan Turguénev, é publicado pela Presença

Hoje considerado um dos grandes romances do século XIX, Pais e Filhos (publicado em 1862) causou grande celeuma, tanto entre as gerações mais novas como junto dos mais velhos - reaccionários, românticos ou radicais -, enquanto, pela Europa fora, o autor, Ivan Turguénev, recebia o elogio de autores como Flaubert, Maupassant e Henry James.
Traduzido directamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, Pais e Filhos é a grande aposta deste mês da Presença.
Ivan Turguénev (1818-1883) foi um escritor, poeta, dramaturgo, tradutor e ensaísta russo. Além de romances como Águas de Primavera e O Primeiro Amor, a obra de Turguénev destaca-se ainda pela qualidade de um grande número de contos e novelas, que publicava regularmente. Pais e Filhos é considerado a sua obra-prima e um marco da literatura do século XIX.

«Pais e Filhos não só é o melhor romance de Turguéniev, mas também um dos maiores romances do século XIX.» Vladimir Nabokov

Sinopse
O jovem Bazárov tem tantas qualidades quanto transborda de impaciência e causticidade. Niilista, como de si próprio diz, anti-social e avesso a todos os tipos de autoridade, é mentor de Arkádi Kirsánov, que, terminados os estudos na universidade, regressa a casa na companhia de Bazárov. Rapidamente, esta figura, um corpo estranho agora infiltrado na família, transforma-se no combustível para grandes convulsões na propriedade e na vida dos Kirsánov, reflectindo, vívida e exemplarmente, as grandes mudanças que acontecem na Rússia do século XIX.

Sem comentários: